A sigla em inglês OKR (Objectives and Key Results), em Português, Objetivos Chaves de Resultados, é um método desenvolvido no Vale do Silício para medir o desempenho das equipes. O método ficou conhecido por ser aplicado no Google em 1999 quando ainda era uma Startup de 40 pessoas, e ainda hoje é utilizado, com a empresa em nível de atuação global com 60 mil colaboradores.
Originalmente o método do OKR foi criado na Intel, e então se espalhou pelas empresas do Vale do Silício, além do Google e Intel, a lista de empresas que utilizam o OKR é grande: Dropbox, Twitter, LinkedIn, GoPro. No Brasil, algumas empresas promissoras também adotaram o método: VivaReal, Nubank, ContaAzul e Moip.

Veja o Case do Google aqui. 

É importante lembrar que o OKR é um método que se adapta às empresas e pessoas, então não existe uma regra do que funciona para todas as empresa. O mais importante é entender os conceitos básicos e estrutura desse método e ver como os colaboradores conseguem se adaptar e realizar o OKR.

O Básico do OKR

Existem algumas regras básica para estabelecer o OKR, uma delas é a estruturação da meta. Funciona dessa maneira:

Eu vou ________ medido por ____________.

O OKR tem que ter um objetivo e como ele vai ser medido. A soma do objetivo e o Resultado Chave é a meta.

Eu vou (Objetivo) medido por (Resultado Chave).

Benefícios do OKR

Entre diversos benefícios dos OKR, os principais que a MOVTI enxergou ao implantar esse método foram:

Comunicação clara: Os OKR de toda a equipe é transparente, ou seja, todos podem ver. Portanto, os objetivos da empresa ficam claros para todos os colaboradores.
Aumento da Cooperação: Como todos podem ver os objetivos individuais, os colaboradores cooperam quando veem que tem sinergia nos objetivos.
Agilidade: Os ciclos curtos de medição de resultados permitem ajustes mais rápidos e reduz os riscos dos projetos.
Disciplina e Foco: Com metas claras e objetivas, os colaboradores se esforçam para atingir o 100%.
Autonomia: Os times tem seus objetivos claros, então tem liberdade para atingir da maneira que acharem melhor.

Efetivamente a implantação do OKR resolveu algumas questões bem importante na equipe como um todo, listamos as 6 principais:

  • Alinhamento entre a empresa, diretoria, e principalmente entre as equipes.
  • Objetivos individuais claros, assim cada colaborador sabe seu papel na empresa.
  • Foco nos resultados.
  • O desempenho real de cada equipe dentro da empresa.
  • O desempenho de cada colaborador e alinhamento com a empresa.
  • Cultura e propósito da empresa claros.

O Método do OKR parece um pouco complexo no início, principalmente na hora de estabelecer as metas e estruturar o acompanhamento, porém quando a equipe entende e começa a buscar os resultados, a empresa se torna muito mais efetiva e eficaz nas suas ações e os colaboradores cada vez mais engajados em alcançar o 100% no seu OKR.

Por isso é importante que todos os colaboradores entendam os conceitos necessários do OKR e estejam engajados no processo, para isso preparamos um eBook sobre o assunto. Você pode fazer o Download clicando na imagem acima.

Deixe um comentário