Antes de começar a entender como utilizar a Planilha de OKR, Baixe ela aqui.

O OKR é um Framework que basicamente organiza as metas da empresa, de forma com que os objetivos gerais sejam alcançados. Para isso, são divididas metas e objetivos por área e então por colaborador. Assim fazendo com que as metas individuais somadas, sejam iguais as metas das áreas e então da empresa.

 

 

Com tantos formatos de metas e divisões entre áreas e equipes, pode parecer complexo organizar todas essas informações em um só lugar. Por isso, preparamos uma planilha, otimizada e pronta para você usar. Nesta planilha são mesuradas as metas da empresa e metas por equipe, vamos explicar abaixo como utilizá-la:

Como utilizar a planilha de de OKR

 

A Planilha tem 3 abas, a primeira “OKR Global” deve contar as metas e objetivos da empresa em geral. Então se a meta da empresa é vender 100 Unidades, nesta planilha é que entra esta meta.

 

Nas abas “Time #1 OKR” e “Time #2 OKR” são as abas dividas por áreas ou times dentro da empresa, se a sua empresa tem 3 times, é só copiar mais uma aba com  “Time #3 OKR”e assim por diante.

Importante: A soma das metas dos times tem que ser igual o valor do OKR Global. Então se a empresa quer vender 100 Unidades. A meta do Time #1 e Time #2 tem que ser o total das 100 Unidades.

Para quem gosta de fórmulas: (Time #1 + Time #2 + Time #…) = OKR Global

Outro ponto importante são os objetivos estarem alinhados para facilitar o acompanhamento e visualização das metas. Portanto se o “objetivos 1” do OKR Global for sobre volume de vendas, nas demais abas o “Objetivo 1” deve ser sobre o mesmo assunto. Isso deixa todas as áreas alinhadas e facilita a visualização de todos.

 

 

Agora que sabemos a estrutura geral da Planilha do OKR, vamos entender como preencher essa planilha.

 

 

O campo Objetivo deve ser preenchido com  a regra básica que aprendemos no eBook:

Eu vou ________ medido por ____________.

O campo “Como será calculado?” é onde vai a qualificação. Como o Objetivo vai ser alcançado. Então se o objetivo é sobre vendas, o “Como será calculado?” seria: Contrato Assinado.

Com qual frequência será medido? já fala por si só. Se sua empresa tem metas mensais, trimestrais ou anuais, é neste campo que se deve especificar essa informação.

Comentários é o espaço para colocar alguma observação sobre a meta, principalmente no decorrer do processo.

 

Da célula “Base Value” em diante, entramos na parte Quantitativa do OKR, o que vai medir o desempenho da sua equipe perante a meta estabelecida.

O campo Base Value é de onde parte a sua meta, ou seja, o número que você já tem de início.

No Target Value é onde você coloca sua meta final.

O campo mais usado é o Current Value. É a sua meta atual, onde você vai alterar toda semana conforme a evolução do OKR.

O campo Progress vai mostrar a porcentagem da sua evolução que finalmente sera representada pelo gráfico “Progresso” ao lado.

 

 

Com a Planilha preenchida corretamente, todos os objetivos da sua empresa estarão organizados de forma visual para melhor acompanhamento dos Objetivos Chave. O OKR é um método que se adapta a diversos modelos de gestão e setores de mercado, então encare essa planilha como um processo inicial de organização do OKR, o ideal é ir incrementando a planilha conforme a necessidade de cada empresa.

 

Não deixe de conferir nosso eBook: OKR na prática. Nele explicamos de forma fácil e didática, como implementar esse método.

 

Deixe um comentário