Você já ouviu falar em transformação digital nas empresas? Tema cada vez mais essencial, não é de hoje que a tecnologia vem revolucionando as organizações e reestruturando o cotidiano de trabalho das mais diversas áreas e tipos de negócios, sejam eles de grande ou pequeno porte. Investir na transformação digital nas empresas é se preocupar com a sustentabilidade do negócio no seu presente e projetar suas metas para o futuro, tendo em vista um ambiente de mercado muito mais complexo e que muda a cada hora. 

Inovação se tornou palavra-chave no mercado atual. Ter produtividade é essencial para manter um negócio em pé, entretanto, na era digital, para se permanecer competitivo e destacar-se entre os concorrentes, empresas têm visto que é preciso readaptar técnicas antigas e se reestruturar perante às constantes mudanças impulsionadas pelas inovações tecnológicas.  

Transformação digital nas empresas

Fazer uma transformação digital nas empresas é, de fato, uma reestruturação de processos. Contudo, muitas vezes, essas mudanças acabam impactado também na renovação da cultura organizacional, modificando mais do que aspectos físicos e estruturais, como também visões e valores mentais e comportamentais. Falamos isso porque diversas empresas já iniciaram seus investimentos em novas tecnologias, todavia ainda enfrentam dificuldades em agregar de fato essa nova forma de trabalho e postura perante as demandas atuais de seus consumidores, bem como de seus colaboradores. 

Quer entender como e por onde começar a pôr em prática a transformação digital nas empresas? Então continue lendo que você vai entender um pouco mais como essa necessidade irá transformar a estrutura do seu negócio e seus processos de gestão! 

 

O que é transformação digital nas empresas?

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Forrester Research, os executivos preveem que até o ano de 2020, praticamente metade das receitas de uma empresa serão geradas a partir dos meios digitais, como sites e aplicativos. Dessa forma, quando falamos sobre transformação digital nas empresas, em termos gerais, queremos dizer que é um processo de incorporação de novas tecnologias na estrutura física, dando um papel fundamental a ela, mas também, é preciso implementar uma transição mais radical na gestão de resultados do negócio

Atualmente existem no mercado diferentes ferramentas e softwares que são essenciais para uma transformação digital nas empresas. Entre eles está a incorporação de soluções cloud, softwares automatizadores de tarefas, aplicativos móveis, e-commerce, investimentos em Marketing Digital. 

Transformação digital nas empresas

Investir em soluções cloud, por exemplo, é iniciar uma reformulação na estrutura geral do seu negócio, impactando as mais diversas áreas que sua empresa possa ter. Foi-se o tempo que as empresas tinham uma infraestrutura local de tecnologia, com grande investimento em equipamentos, licenças de software, hardware, energia elétrica, entre outros itens. Ter soluções cloud é trazer maior valor para seu negócio, tendo maior autonomia e flexibilidade de recursos, impactando diretamente na produtividade e reformulando a forma de trabalho de equipes. Quando se passa a investir em transformação digital nas empresas e dado o papel estratégico central e essencial para a tecnologia, todos os funcionários acabam se impactando e, se bem estruturada essa reformulação, os profissionais encaram um novo processo de motivação para melhorarem seu desempenho, aumentando o alcance e garantindo resultados melhores. 

Na sociedade, a transformação digital trouxe uma readaptação na maneira de se viver e consumir, tornando tudo mais rápido, com maior volume de informações, tornando o acesso a serviços e produtos facilitado e com maior comodidade. É clara a alteração de comportamento da população seja ao procurar serviços essenciais como clínicas, hospitais ou até mesmo autoridades policiais, como também ao adquirirem novos produtos. 

acesse o diagnóstico de maturidade digital
Mas afinal como fazer de fato a transformação digital nas empresas?

O primeiro passo para uma transformação digital nas empresas foi apresentado acima, mas não custa repetir. É preciso investir na digitalização do seu negócio, com ferramentas e softwares adequados. Existem inúmeras aplicações essenciais para otimizar as operações de uma companhia. Todos esses investimentos em inteligências digitais ajudam a automatizar processos, reduzir erros e custos, registrar e integrar dados e trazer maior organização a logística estrutural. 

Quer saber mais sobre soluções cloud e como elas são essenciais para a transformação digital nas empresas? Então entre em contato com a Movti e tire todas suas dúvidas

Também, como foi citado acima, a transformação digital nas empresas passa por uma mudança cultural da organização e do pensamento dos funcionários. Para isso, não basta criar planos ousados ou investir fortemente em estrutura tecnológica, sendo que no dia a dia, os envolvidos nessa reestruturação não acreditam de fato na importância digital para o crescimento organizacional. 

Transformação digital nas empresas

É preciso entender e se fazer compreender os impactos positivos que softwares e esses novos programas trarão para melhorar os processos de sua empresa. Promova o desenvolvimento de habilidade entre seus colaboradores, diagnosticando dificuldades técnicas, treinando e qualificando constantemente seus funcionários, sempre ligando suas funções as novas demandas que surgem a partir do mundo digital. Promova palestras, cursos e incentive a digitalização dos colaboradores. 

Quando você encara a transformação digital nas empresas, você passa a ver que novas e desafiadoras oportunidades surgem o tempo todo. O que você aprende hoje, talvez amanhã já esteja ultrapassado. Ou você adquire novas competências ou deixa de ser produtivo e perde espaço para a concorrência. Se sua empresa ainda não iniciou esse processo, provavelmente já está sentindo na pele o preço de não ser digital. 

Transformar-se digitalmente é avaliar o todo e ver onde as tecnologias podem entrar. Se não, em tudo. É preciso renovar fluxos, repensar a experiência do usuário, avaliar como está o atendimento e as demandas dos clientes, onde está o seu público, como ele consome e o que ele precisa. A transformação digital nas empresas permite segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória.

Quando você entende e opta pela transformação digital nas empresas você está escolhendo crescer de dentro para fora, tornado o todo mais eficiente e motivacional. Suas equipes conseguirão trabalhar gastando menos energias com atividades desnecessárias e focando no que realmente importa. Como, por exemplo, ao invés de marcar reuniões presenciais constantes, é possível realiza-las virtualmente ou através de ferramentas de gestão de processos. 

Gostou? Esperamos ter lhe ajudado a compreender a importância e como impulsionar a transformação digital nas empresas. Quer começar? Então conte com a Movti!

Deixe um comentário