Em momento onde o cenário do país acena melhorias, os empreendedores estão de olho nos segmentos de tecnologia e antenados nas tendências de TI para os próximos anos. É nesta fase de pesquisa que muitas empresas dos mais variados setores enxergam, em produtos e serviços oferecidos por empresas de tecnologia, uma alternativa para melhorar a eficiência na gestão dos negócios. Os investimentos em tecnologias capazes de gerar benefícios, reduzir custos e trazer um ganho real são as primeiras alternativas para manter a competitividade e aumentar a produtividade e rentabilidade do negócio.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil é dono de um dos mais estáveis mercados quando se trata de TI, representando cerca de 1,9% das vendas de hardware, software e serviços globais. O país é o 9º maior mercado do mundo e também representa 36,5% das vendas totais do setor na América Latina, muito à frente do México, por exemplo, que ficou em segundo lugar com uma quota de mercado de 22,9%. Os dados só confirmam a necessidade de empreendedores e investidores estarem sempre com o olho voltado para as tendências de Ti.

Mas, se você chegou até este texto é porque está realmente interessado em saber quais são essas tão faladas tendências de Ti para os próximos anos, certo? Continue a leitura e veja como a Tecnologia da Informação é capaz de impactar positivamente o mercado de trabalho:

1 – Ampliação do Cloud Computing

O Cloud Computing é a prestação de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análises e inteligência pela Internet, para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e crescimento escalável. Normalmente, você paga apenas pelos serviços em nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar a infraestrutura com mais eficiência e a escalar conforme as necessidades da empresa ao longo do tempo.

De fato, a possibilidade de acessar arquivos de qualquer aparelho e em qualquer lugar é sempre bem-vinda para empresas e grandes negócios que demandam flexibilidade nas suas operações. Aqui na Movti, refinamos cada vez mais os nossos serviços de cloud computing disponíveis para atender um público ainda maior nos próximos anos. Quer saber mais? Então entre em contato

Leia também: LGPD – Como se preparar, e quais as soluções de Tecnologia para adequar-se às novas exigências legais de proteção de dados.

2 – Internet das Coisas (IoT)

Em termos simples, a Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências de TI contínua que conecta todos os tipos de objetos físicos à Internet, especialmente aqueles que você nem imagina. Desde objetos domésticos comuns, como geladeiras e lâmpadas a ativos comerciais, como etiquetas de remessa e dispositivos médicos. Inclusive, as famosas cidades inteligentes existem apenas por causa da internet das coisas. Incrível, né?

Tendências de TI

Do ponto de vista de tendências de TI corporativa, as soluções de IoT permitem que as empresas melhorem seus sistemas existentes e também criem pontos de conexão totalmente novos para clientes e parceiros. Ele também traz novos desafios de TI. O volume de dados que é produzido por um sistema de dispositivos inteligentes pode ser impressionante. Ainda assim, para muitas empresas, a IoT provou valer a pena, e em algumas instituições bem-sucedidas, a IoT pode ser encontrada em diversos setores.

Acreditamos que essas grandes tendências de TI mudarão a forma em que as empresas fazem negócio. Relacionamento com fornecedores e clientes poderão ser totalmente modificados por conta da internet das coisas. 

Leia também: Cloud Computing do Google: Tudo o que você precisa saber.

3- Realidade Aumentada

Engana-se quem pensa que Realidade Aumentada é usada apenas em campanhas publicitárias, estratégias de marketing ou filmes. Enquanto Pokemon Go! introduziu a realidade aumentada no meio comum, seus usos e o futuro são muito maiores. 

Tendências de TIEscolas médicas usam a tecnologia AR para que os alunos pratiquem técnicas cirúrgicas e médicos utilizam a realidade aumentada para ajudar os pacientes a entenderem os procedimentos médicos. Já no turismo, essa grande tendência do TI oferece a possibilidade de percorrer locais históricos na tela ao vivo. Esses aplicativos usam GPS e tecnologia de reconhecimento de imagem para procurar dados de um banco online e são uma grande aposta para os próximos anos.

4- Blockchain

Em resumo um blockchain é um arquivo de computador que consiste em blocos de dados encadeados. Cada bloco, que pode ter qualquer tamanho dependendo do tipo de blockchain, contém um link para o bloco anterior, formando uma cadeia. Ele também contém um registro de data e hora para informar quando as informações nesse bloco foram criadas ou editadas. 

As cadeias de bloco, no entanto, têm três propriedades que embora não sejam únicas individualmente, quando reunida significam que funcionam de maneira muito diferente de outros tipos de arquivos de computador. 

Tendências de TI

A primeira é que eles são distribuídos. O arquivo que contém este artigo no computador, por exemplo, pode, em teoria, simplesmente ser armazenado em um computador e acessado pela nuvem por muitas pessoas. Já um blockchain, por outro lado, é duplicado na sua totalidade em diversos computadores.

Isso significa que nenhuma pessoa ou entidade (como uma corporação ou governo) tem controle sobre o conteúdo do arquivo. A edição da blockchain só é possível se houver um consenso entre a rede de computadores que armazenam versões separadas, mas idênticas, da blockchain. E isso é possível graças à segunda inovação fundamental da blockchain, a criptografia.

Criptografia significa fundamentalmente que os dados que compõem uma blockchain são codificados. Para alterar os dados ou, em alguns casos (dependendo do tipo de blockchain), mesmo para lê-los, você precisa possuir as chaves privadas correspondentes ao ‘bloco’ correto na cadeia. 

Sendo assim, as blockchains podem ser usadas para qualquer coisa que exija que as transações sejam registradas de maneira segura. Isso inclui, por exemplo, armazenamento de registros governamentais, como certidões de casamento, registros comerciais, registros de saúde e muito mais. Governos de países como Coréia do Sul, Estônia e Dubai já estão promovendo esses conceitos. Essa é uma das tendências de TI que prometem trazer mudanças transformadoras para muitos setores e até operações governamentais.

Para não ficar para trás e se beneficiar de todas as tendências de TI apresentadas, é importante ter do seu lado empresas como a Movti, que buscam proporcionar a transformação digital do seu negócio com soluções adequadas, entregando produtos e serviços que visam mais colaboração e aumento de produtividade. Entre em contato com a gente e comece agora mesmo a se destacar entre os concorrentes tendo as melhores soluções cloud para o seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com a sua rede nas mídias sociais.

Nos vemos em breve, até mais.

Deixe um comentário