Sabia que a cloud computing pode reduzir custos na sua empresa, permitindo uma melhor organização nos investimentos?

Alguns processos são fundamentais para a eficiência das operações de uma empresa e não podem ser deixados de lado. Alguns exemplos desses processos são: o uso de sistemas como ERP para gestão do negócio; CRM; relacionamento com os clientes; WMS para controle de estoque e logística; sites; e-commerces e e-mails. Eles são essenciais para o bom funcionamento de um negócio.

Mesmo sabendo do grau de importância, o custo muitas vezes elevado acaba dificultando a aquisição e o acompanhamento de determinadas tecnologias. Neste contexto, manter-se atualizado acaba sendo um desafio crescente para empresas de todos os tamanhos. 

Quer entender de que forma a cloud computing pode ajudar na redução de custos da sua empresa? Então acompanhe o conteúdo que o blog da Movti preparou para você!

Por que usar cloud computing?

Em negócios mais robustos, o gerenciamento de TI geralmente envolve a compra de equipamentos de tecnologia, a aquisição de serviços de consultoria, o pagamento pela instalação e a assinatura de um contrato de serviços para manutenção por vários anos. 

Esse modelo de atualização e manutenção implica em um custo um pouco mais elevado inicialmente, além dos valores que precisarão ser investidos em manutenção que muitas vezes são imprevisíveis. 

Mas a boa notícia é que a evolução da tecnologia e a demanda de mercado deram origem a formas diferentes de desenvolver certos tipos de trabalho e os conceitos de Software como Serviço (SaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) se fundiram para se tornar algo maior, conhecido como Cloud Computing.

A Cloud Computing pode reduzir custos nas empresas e esse é o seu principal objetivo, diminuir orçamentos elevados de TI. 

Como a cloud computing ajuda a reduzir custos?

Em sua essência, os serviços de cloud entregam um conjunto padrão de serviços de tecnologia, que pode ser personalizado através de uma rede de banda larga de alta velocidade. O uso correto dessa tecnologia produz uma enorme economia de custos e aumenta consideravelmente o nível de produtividade. 

Pensando nisso, separamos abaixo alguns tópicos que ajudam a explicar porquê a cloud é, de fato, uma opção com maior custo benefício para sua empresa. Olha só!

Baixo investimento inicial

Uma boa dica é: pare de investir em ativos de tecnologia e comece a consumir serviços de TI em nuvem que já estão prontos para sua utilização. 

A Tecnologia da Informação tradicional custa caro, pode ser muito complexa de configurar e, diversas vezes, ineficiente e subutilizada, pois pela dificuldade de expansão acabam sendo superdimensionadas, acreditando em um crescimento futuro que pode nunca acontecer. 

Os serviços em nuvem acabam necessitando de um investimento inicial bem mais baixo, tornando o acesso e o uso de tecnologia mais avançada extremamente fáceis e muito acessíveis. E o melhor: sem muitos problemas. Por exemplo, na implantação de um novo sistema ERP, você pode rapidamente utilizar um servidor em nuvem e ter seu sistema implantado sem muitas dores de cabeça. Tudo isso com muita segurança e parametrização. 

Menor custo com profissionais de TI

Os trabalhos desenvolvidos por profissionais de Tecnologia da Informação são excelentes, mas demandam de muita mão de obra para fazer toda a infraestrutura funcionar. 

Muitos profissionais precisam ser contratados para a configuração de todos os servidores e serviços para seu negócio começar a rodar. Já com os serviços em nuvem, as taxas de consultoria iniciais são mais acessíveis e os serviços levam alguns dias (ou até horas) para estarem prontos para o uso, diferente de uma infraestrutura em TI, que leva meses até ficar pronto para utilização.

Leia também: 3 Tendências de Segurança de Dados com Google

Corte nos investimentos com licenciamento de softwares

Normalmente, os serviços de Cloud Computing já trazem em seu pacote as licenças de softwares necessárias, fazendo com que os seus custos com renovações anuais sejam reduzidos consideravelmente

Com a Cloud Computing não existe necessidade de aquisição ou renovação anual de licenças e isso, além de reduzir os custos, torna o processo muito mais ágil.

Menor gasto com suporte e manutenção

O alto investimento em suporte e manutenção dedicados ao modelo de TI tradicional podem ser direcionados para os serviços de Cloud Computing, trazendo tecnologia de primeira para a sua empresa. 

Os provedores de Cloud Computing oferecem suporte e mantém a tecnologia e infraestrutura sempre atualizadas, assegurando acessibilidade aos serviços e eliminando de uma vez por todas a complexidade do suporte local.

Vale dizer também que o suporte de um serviço de Cloud Computing acaba com a dependência de uma equipe de TI com vários profissionais, centralizando tudo em um único serviço.

Maior foco em sua área e ainda mais lucro para o seu negócio

Concentre-se em gerar valor comercial para o seu negócio! 

A TI tradicional faz com que você precise ter na equipe diversos profissionais com conhecimento que não condizem com o seu business, e sim com a tecnologia em questão. 

Ao contratar um serviço de Cloud Computing, você terá acesso a uma tecnologia de ponta, fortalecendo a sua vantagem competitiva sem precisar contratar uma equipe específica. Dessa maneira, você consegue fortalecer sua vantagem competitiva investindo em conhecimento para seu negócio e não em tecnologia.

A Movti tem os serviços de cloud computing que sua empresa precisa!

Agora ficou bem mais fácil entender como a Cloud Computing pode reduzir custos nas empresas, não é mesmo? Estes são apenas alguns dos pontos em que essa tecnologia pode lhe ajudar a aprimorar os seus investimentos.

É inegável que a Tecnologia da Informação ocupa um papel importante no desenvolvimento de qualquer negócio, principalmente nos dias de hoje onde tudo depende de tecnologia para avançar. Os serviços de Cloud Computing podem ajudar as empresas que desejam alavancar através da tecnologia, com custos ainda mais reduzidos e alto desempenho.

E para conhecer os serviços de cloud da Movti e como sua empresa pode alcançar voos ainda maiores com eles, entre em contato com nosso time de especialistas! Temos ofertas que vão ajudar sua empresa a entrar neste universo e atingir todo o potencial!

Deixe um comentário