Os últimos meses trouxeram uma série de mudanças nos aplicativos de produtividade do Google. Algumas das reformas foram provocadas pela pandemia da COVID-19, enquanto outras estão em andamento há algum tempo.

Por mais de uma década o G Suite foi a plataforma de ferramentas profissionais do Google. Porém, conforme a maneira como as pessoas trabalham evoluiu, o G Suite também trilhou o mesmo caminho. 

Para celebrar essa transformação a empresa lançou recentemente uma nova suite de serviços, agora chamada de Google Workspace. Conheça, neste post, mais sobre esta novidade!

O contexto do Google Workspace

A COVID-19 continua a ser catalisadora de muitas mudanças em 2020. No trabalho, a comunicação é quase sempre ou totalmente virtual devido ao afastamento social e o aumento do trabalho em casa. O Google já tinha o Hangouts Meet, mas se tornou apenas Google Meet em abril.  

Já o segundo grande ato do Google em 2020 foi tornar o Gmail um espaço de trabalho integrado. Tudo começou com o Google Meet sendo incorporado ao Gmail na web e, em seguida, ao Android e iOS. Agora há uma guia dedicada para ver as próximas chamadas e iniciar novas rapidamente.

Em julho, o Google deu um passo adiante ao anunciar que o Chat e que um novo concorrente do Slack, chamado Rooms, também estavam chegando ao Gmail. E novas e mais profundas mudanças estavam a caminho.


O qu
e é o Google Workspace?

No blog Google Cloud, em um post escrito por Javier Soltero, chefe do Google Workspace, o executivo falou que o nome G Suite tinha a conotação de um ambiente de trabalho muito tradicional, focado em escritórios. E, à medida que o conceito de um espaço de trabalho mudou, a equipe sentia que algumas coisas deveriam ser transformadas.

Foi assim que nasceu o Google Workspace, como uma evolução do G Suite. E, além de ressaltar o potencial corporativo das ferramentas, a denominação escolhida também tem uma maior associação de marca com o Google. 

O novo nome, “Espaço de trabalho”, transmite uma sensação de mobilidade e reforça o fato de que as atividades pode ser feitas cada vez mais de qualquer lugar.

A plataforma chega para facilitar e fomentar a colaboração, ajudando seus usuários a terem sucesso em um mundo cada vez mais digitalizado. É a melhor maneira da sua empresa criar, comunicar e colaborar. 

O Google Workspace congrega três linhas de desenvolvimento:

  • Uma experiência de usuário nova e profundamente integrada que ajuda as equipes a trabalharem de maneira mais eficiente. Os colaboradores permanecem conectados e as empresas impulsionam novas experiências digitais do cliente;
  • Uma nova identidade de marca que reflete a visão do Google de produto, promovendo o seu funcionamento conjunto;
  • Maneiras inovadoras de utilização a partir de soluções adaptadas às necessidades únicas da ampla gama de clientes. 

As novidades trazidas pelo Google Workspace

O Google está lançando alguns novos recursos para o Google Workspace. O mais importante deles é uma integração total entre todas as ferramentas de colaboração.

Entre os novos recursos lançados se destacam aplicações úteis que tornam o trabalho dos usuários mais simples. 

Por exemplo, em Documentos, Planilhas e Apresentações, agora é possível visualizar um arquivo vinculado sem ter que abrir uma nova guia. Isso significa, na prática, menos tempo gasto movimentando janelas ou alternando entre aplicativos. 

Quando uma pessoa for mencionada em um documento ou planilha um recurso inteligente mostrará os detalhes do contato. Caso ela não seja da organização, o sistema sugerirá ações, como adicioná-la aos Contatos ou entrar em contato por e-mail, chat ou vídeo.  

Hoje, no G Suite, o Gmail já apresenta um modo picture-in-picture que permite fazer videochamadas do Google Meet enquanto se lê um e-mail. Este recurso também está presente no Google Workplace, com a vantagem de ter sido expandido para outros aplicativos como Documentos, Planilhas e Apresentações. 

Chega de trabalhar com duas abas minimizadas, agora é possível fazer tudo ao mesmo tempo!

Se você já tentou editar um documento enquanto outra pessoa estava fazendo uma edição que ia contra a sua, a novidade significa uma grande vantagem. Da mesma forma, é possível mover uma reunião existente entre os aplicativos. Se você começou no Gmail, pode acessá-la no Planilhas ou no Documentos.

Perfeito para tempos de trabalho remoto, agora o Meet oferece suporte a uma variedade de dispositivos Google dotados de inteligência artificial

É possível integrar desde os kits de hardware Series One, que fornecem som envolvente, até Chromecast e Nest Smart Displays, que tornam a experiência de trabalho mais agradável em casa ou no escritório.

Outra diferença entre o G Suite e o Google Workspace são os novos ícones em quatro cores para o Gmail, Drive, Agenda e Meet. As ferramentas de criação de conteúdo colaborativo Documentos, Planilhas e Apresentações também terão suas logomarcas atualizadas. 

A transformação representa o compromisso do Google em construir experiências integradas de comunicação e colaboração para todos. Alguns dos recursos já estão disponíveis para assinantes do Google Workspace, enquanto outros virão nos próximos meses. 

Os benefícios da adoção do Google Workspace

 

Como deu para perceber, com o Workplace agora todos os recursos necessários para o trabalho estão em um só lugar. Conheça outras 3 vantagens!

1- Flexibilidade: Um espaço de trabalho flexível que funciona ‘redondo’, não importa se é em um computador, smartphone ou tablet;

2- Utilidade: A tecnologia suportada pela inteligência artificial do Google é capaz de fazer sugestões inteligentes e facilitar o caminho para a realização do trabalho;

3- Simplicidade: Os aplicativos estão hospedados na nuvem, canal escolhido por bilhões de pessoas já que são simples de aprender e utilizar juntos.

Como você pode perceber, as novas integrações proporcionadas pelo Google Meet serão capazes de trazer muito mais facilidade e produtividade para a sua empresa. 

Gostou da proposta do novo Google Workspace? Então não deixe de conhecê-lo agora mesmo, converse com nossos especialistas!

Deixe um comentário

Você está a um passo de
transformar os resultados do seu negócio
através de nossas soluções cloud!

Preencha os campos abaixo e deixe o resto com a Movti!