Que a transformação digital se acelerou em 2020, todos nós sabemos. O cenário em que vivemos diante da pandemia do COVID-19 fez com que as relações no mundo mudassem e que atingissem principalmente o meio corporativo. Todo o planejamento que foi elaborado antes desse período caiu por terra.

Em meio a isso, surgiu a necessidade de se adequar a essa nova fase. Os requisitos como fácil comunicação ou sintonia nos projetos se perderam e agora se busca o aumento da produtividade na empresa. Por isso, para você que procura uma solução, veja como esse novo cenário mudou a realidade do mundo corporativo e como solucionar os principais problemas que essa transformação trouxe.

Para você que ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

O ano de 2020: um marco no (des)planejamento das empresas

Uma pandemia nunca foi esperada para a geração em que vivemos. Quando escutamos falar sobre essas situações, imaginamos somente dentro dos livros de história ou até mesmo pelas palavras de pessoas mais velhas, que viveram uma situação como essa. Contudo, o ano de 2020 nos surpreendeu com o surgimento do vírus COVID-19.

Sem o mínimo de planejamento para essa situação, as empresas se viram obrigadas a mudar o regime de trabalho e adotar o serviço home office (que se estende em alguns lugares até hoje). Tal mudança brusca fez com que muitos negócios se perdessem e que o aumento da produtividade na empresa simplesmente desaparecesse. 

Desde o início da pandemia, cerca de 716 mil empresas fecharam em todo o Brasil. Esse número assustador mostra como os empresários devem acatar a transformação digital e entender que vivemos em uma nova realidade em todo o mundo. 

A transformação digital forçada

A tão falada transformação digital já era esperada para os negócios do mundo inteiro. Ela previa a imersão das empresas na tecnologia para que fossem beneficiadas por esta nova geração. Porém, com a necessidade de se adaptar, o tempo para implementar essa nova realidade foi curto e fez com que muitos empresários apostassem da forma errada.

Um erro comum, por exemplo, foi apostar na comunicação múltipla dentro das empresas, mas nem sequer pensar em adotar a cloud computing como forma compartilhada de serviço e armazenamento. 

Aproveite e leia o nosso artigo sobre Como a cloud computing pode reduzir custos dentro de uma empresa.

Perspectivas econômicas para os próximos anos

Já que tivemos uma difícil realidade no ano de 2020, as empresas precisam entender que a transformação digital é uma necessidade para a nova década em que estamos vivendo. Reinventar-se é uma forma de garantir o funcionamento adequado de um negócio e fazer com que ele ganhe destaque entre os concorrentes.

Sentimos na pele que ter um plano B, C ou até mesmo D é extremamente importante principalmente para as perspectivas econômicas de um negócio. Portanto, a tecnologia pode ser, sim, uma grande aliada nesse restabelecimento dentro do mercado, principalmente no quesito que foi mais afetado: a produtividade.

Aumento da produtividade na empresa: dicas essenciais

Um dos maiores prejudicados nessa nova relação e que levou incontáveis empresas à falência foi o quesito de produtividade. Em casa, sem as estratégias necessárias, os gestores não conseguiram monitorar da forma correta as tarefas a serem elaboradas e até mesmo perderam a comunicação eficiente com os colaboradores. 

Por isso, para você, empresário, que está em busca de se restabelecer no mercado e devolver o aumento da produtividade na empresa, veja 4 passos essenciais que vão ajudá-lo a recuperar esse trabalho por meio da transformação digital.

1. Acreditar (de verdade) na cloud computing

Em primeiro lugar, para que a sua empresa realmente volte a produzir normalmente e que ela se adeque às transformações que aconteceram no mundo, ela precisa acreditar de verdade na cloud computing e migrar para essa tecnologia

Adotar ferramentas de computação em nuvem é uma maneira de não somente economizar dentro do negócio, já que não é necessário manutenções constantes e atualizações recorrentes, mas também de permitir uma maior escalabilidade para a sua empresa. 

2. Oferecer melhores condições de trabalho

Além disso, é primordial que a transformação digital ofereça também melhores condições de trabalho. Os colaboradores estão cada vez mais exaustos com a realidade em que vivemos e eles precisam que a empresa seja parceira neste instante para que voltem a produzir normalmente e entreguem trabalhos de excelência. 

3. Usar a Inteligência Artificial e Machine Learning

O uso de IA e sua subdivisão Machine Learning são também tecnologias que ajudam na produtividade e adesão à transformação digital. Além de tirar a sobrecarga dos colaboradores, já que a máquina irá desenvolver quase tudo sozinha, faz com que muitos serviços sejam otimizados e que os funcionários tenham mais tempo para desenvolver outras tarefas. 

4. Construir trabalhos colaborativos

Por fim, já que passamos por um período de isolamento, que mudou completamente as relações e modos de trabalho, é essencial construir trabalhos colaborativos até mesmo em regime home office. 

O Google Workspace é uma ferramenta que ajuda nisso e permite que dois ou mais colaboradores consigam desenvolver um único projeto juntos, sem a necessidade de ficar repassando arquivos ou esperando que o outro desempenhe o seu serviço.

 

Para você que chegou até aqui, temos um case de sucesso para mostrar que a transformação digital irá, sim, ajudá-lo a mudar o seu negócio exatamente da forma como mudou a rotina da empresa Krona.

A Krona fechou parceria com a Movti e agora vive uma maior integração entre as equipes, reduz custos com equipamentos e até mesmo oferece treinamentos por meio do Google Workspace. São muitos benefícios! 

Para você que está precisando de uma mão aliada nessa transformação, entre em contato agora mesmo e converse com os nossos experts, ou leia o case de sucesso da Krona na íntegra! 

Deixe um comentário