Uma das tecnologias que mais permitiram que equipes trocassem informações em tempo real e conseguissem manter a qualidade e produtividade do trabalho apesar do home office foram as ferramentas de colaboração.

Estas soluções, que são oferecidas por vários fornecedores, possuem funcionalidades diferentes essenciais para ajudar organizações a enfrentarem a pandemia, como videoconferências de qualidade, compartilhamento de arquivos, bate-papo com uma ou mais pessoas, agenda colaborativa, entre outros.

Sem contar com os e-mails, que há anos já fazem parte do cotidiano corporativo e são fundamentais para garantir a comunicação e envio de documentos e arquivos com a agilidade que só a internet é capaz de oferecer. 

Mas nem sempre as coisas são tão simples, não é mesmo? Não basta ter acesso a e-mails e ferramentas de colaboração sem levar em consideração a segurança da informação e a proteção de dados, sobretudo depois da sanção da LGPD.

A seguir, neste post, mostraremos como anda o mercado das ferramentas de colaboração e os grande perigos que as empresas correm quando não investem em soluções que podem manter os dados realmente seguros. Continue a leitura!

 

Ferramentas de colaboração e os perigos do vazamento de dados 

 

Mais de um ano após o início da pandemia do novo coronavírus, a empresa Veritas, líder global em proteção de dados, publicou um estudo chamado The Veritas Hidden Threat of Business Collaboration Report. As entrevistas, que foram feitas com 12,5 mil funcionários de 10 países diferentes, incluindo o Brasil, mostraram dados que comprovam que, apesar de fundamentais no cotidiano corporativo, as ferramentas de colaboração ainda são usadas de forma errada e pouco segura.

Segundo o estudo, as ferramentas de colaboração tiveram um aumento global de 29% em seu uso durante o ano de 2020. No Brasil, os funcionários gastam cerca de 2 horas e meia por dia à metade da semana usando estas soluções. Esta ampla aceitação mostra que este tipo de tecnologia pode ser realmente eficiente.

No entanto, a mesma pesquisa mostrou que 71% dos funcionários de escritório em todo o mundo admitiram compartilhar dados confidenciais e críticos da empresa usando essas ferramentas. 

Além disso, 56% dos entrevistados que utilizam ferramentas de colaboração diariamente temem perder documentos compartilhados e acabam salvando estes arquivos, de propriedade da organização, nas próprias máquinas.

Os perigos em relação a estes usos incorretos são extensos. Em primeiro lugar, nem sempre os computadores pessoais dos colaboradores têm o mesmo nível de segurança das máquinas da empresa. 

Além disso, estas máquinas ser usadas por outros integrantes da família e os perigos aumentam ainda mais. E, por último, dados corporativos salvos fora do controle das empresas estão sujeitos a multas significativas se os reguladores solicitarem uma auditoria e seguirem uma trilha de registros. 

Por todos os motivos apontados acima, torna-se fundamental adicionar uma camada a mais de segurança quando as ferramentas colaborativas são o assunto de pauta. Muitas empresas, como a Movti, por exemplo, trabalham com as melhores tecnologias do mercado e oferecem soluções de ponta capazes de melhorar a segurança da informação dos mais diversos tipos de empresas.  

Vamos falar um pouco mais sobre esta questão a seguir.

 

Como a Movti pode garantir mais segurança à sua empresa?

 

Como ficou claro até agora, as ferramentas de colaboração são fundamentais para permitir que o trabalho continue tendo a qualidade e a produtividade de sempre, mesmo quando executado a distância. E é claro que as soluções de empresas especialistas em tecnologia, como a Movti, são uma maneira bastante eficiente de conseguir isto. 

Mas de nada adianta investir em tecnologia para segurança se os colaboradores continuam baixando arquivos confidenciais em máquinas particulares ou compartilhando dados sensíveis sem maiores cuidados, não é mesmo? 

A primeira e mais importante ação para realmente ajudar a manter os dados da empresa em segurança é implementar uma cultura de incentivo à proteção de dados que englobe todos os funcionários, líderes e fornecedores da companhia. Só assim as soluções descritas abaixo se tornarão realmente eficientes.

 

Solução Backup de Nuvens

 

Esta solução é destinada para todas as soluções SaaS contratadas pela sua empresa. Os sistemas SaaS, apesar de trazer inúmeros benefícios como segurança, escalabilidade e redução de custos, nem sempre são a melhor escolha quando pensamos em segurança cibernética. Enquanto toda a manutenção de infraestrutura das soluções SaaS são responsabilidade do fornecedor, a proteção de dados acaba ficando nas costas de quem contrata. 

A Movti, então, oferece a sua empresa uma solução que garante a proteção de dados e backup de maneira segura e escalonável para diversos aplicativos SaaS. 

As opções de restauração são flexíveis e adequadas a todas as necessidades, e englobam:   

 

  • Restauração de volta à origem;
  • Restauração para uma pasta ou usuário diferentes;
  • Criação de um link do arquivo que deseja restaurar e fazer o download;
  • Extração de dados diretamente do portal e download no local;
  • Criação de arquivos de backup de e-mails no formato PST.


Solução Segurança em Nuvem

 

Em relação à segurança da informação como um todo, a Movti identificou uma dor comum entre líderes de empresas que contam com o auxílio das ferramentas de colaboração: as soluções de segurança da informação tradicionais se tornaram obsoletas, e proteger os dados apenas dos firewalls não é mais o suficiente. 

O recurso, então, é contar com uma solução de proteção que funciona como um serviço de assinatura Cloud Access Security Broker e fornece visibilidade, conformidade, segurança de dados e proteção contra ameaças para todos os serviços baseados na nuvem da sua empresa. 

Além disso, esta solução ainda oferece proteção contra todos os tipos de malware, inclusive os chamados Zero-Day, e mantém todos os dados protegidos por meio de criptografia de campo e arquivo e autenticação multifatorial avançada. 

 

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro! Conheça o portfólio da Movti!

Deixe um comentário