Além de ser uma solução que atende seus ambientes de nuvem, o Veeam Backup é uma plataforma unificada de Backup e Replicação, Mobilidade de Nuvem, Monitoramento, Gerenciamento de Dados, Orquestração de Disaster Recovery e Análise.

Esta plataforma permite que seus dados estejam sempre disponíveis porque Veeam é uma solução de backup e recuperação que funciona SEMPRE! Inclusive, é compatível com qualquer ambiente de nuvem, virtual ou físico atendendo suas necessidades, pois é totalmente integrado em solução com implantação fluida. 

Como Veeam Backup requer menos recursos, você consegue reduzir a sobrecarga administrativa e os custos trabalhistas. A plataforma única oferece suporte a backup, recuperação, replicação e gerenciamento de dados. 

Para entender mais sobre o Veeam Backup e todo o potencial que essa solução oferece para sua empresa, acompanhe o conteúdo que o blog da Movti preparou para você!

Como funciona o Veeam Backup?

O Veeam Backup é uma tecnologia Disaster Recovery (Recuperação de Desastres em português) que oferece uma série de recursos de proteção de dados. 

Esta solução permite uma ampliação das cargas de trabalho virtual, físico e na nuvem, facilitando a gestão dos processos de TI e minimizando a chance de downtime e inatividade. 

Com a transformação digital, cada vez mais as empresas buscam fortalecer suas estruturas de TI (tecnologia da informação). A adoção de múltiplas nuvens e outras ferramentas, as companhias buscam modernizar e otimizar o funcionamento dos sistemas internos. 

Desenvolvido também com o objetivo de proporcionar backup, restauração e replicação de dados em máquinas virtuais (VMs), o Veeam Backup é um software que integra o Veeam Availability Suite desde 2008.

Antes da chegada dessa tecnologia, não havia no mercado soluções disponíveis que tivessem capacidade para reconhecer a diferença entre proteger máquinas físicas e virtuais. 

Por que investir em uma solução de Disaster Recovery (ou Recuperação de Desastres)?

Ter um plano de recuperação de desastres ou de sistemas para ser aplicado durante ameaças é essencial para as empresas, pois essa solução visa restabelecer os serviços com os menores impactos possíveis do negócio. 

Esse sistema funciona na camada de virtualização e não possui agente, oferecendo uma ampla proteção de dados para todas as cargas de trabalho. 

Quais são as funcionalidades e benefícios do Veeam Backup?

Benefícios do veeam backupO Veeam Backup oferece uma série de recursos que tornam a solução completa e eficaz. Confira a seguir: 

Backups de VM em nível de imagem

A solução gera backups no nível da imagem e consistentes com aplicações com percepção VSS em execução. 

Assim, é possível assegurar a recuperação de aplicações e serviços essenciais para os negócios, ou seja, torna-se mais fácil restaurar cenários específicos de aplicação.

Backups a partir de storage snapshots

O Veeam atende aos requisitos de ponto de recuperação (Recovery Point Objective – RPO) com pouco ou nenhum impacto em seu ambiente de produção do VMware. 

Isso porque o sistema aproveita o backup baseado em storage snapshots, suportado pelos principais provedores de storage do mundo.

Gerenciamento interno do Veeam Agent para Microsoft Windows e Linux

O recurso facilita o controle da proteção de dados para as cargas de trabalho virtuais, físicas e da nuvem, permitindo assim, reunir várias funcionalidades de backup em um único console. 

Tornando-se mais fácil gerenciar os dados e recursos avançados de restauração independentemente de onde as cargas de trabalho estarão (virtual, físico ou nuvem), o acesso e a gestão são centralizados em um único painel. 

Veeam Cloud Connect

Essa é a melhor maneira de fazer o backup e replicação para o repositório de nuvem de um provedor de serviços. 

O Veeam Cloud Connect oferece agilidade, segurança e integração, apenas enviando seus backups físicos e virtuais para a nuvem. Desse modo, você pode replicar as máquinas virtuais sem arcar com o  alto custo e a complexidade de montar e manter uma infraestrutura de TI externa

Surebackup

Essa função garante a recuperação de qualquer sistema protegido. Isso porque o sistema faz a verificação da cópia de backup em tempo real. 

Ela busca malware, monta e executa testes como uma máquina virtual em ambiente isolado. Na sequência, gera resultados de recuperação para análise.

Repositório de backup com expansão

Esse é um diferencial do Veeam Backup. O software oferece repositório de backup com aumento de escala ilimitado. 

Conhecido como Scale-out Backup Repository (SOBR), o recurso permite que o gestor de TI escolha o destino dos seus backups, mantendo-os juntos. O ganho é um gerenciamento mais simples e uma restauração com mais confiança.

As diferenças entre Cloud Backup e Disaster Recovery

Você sabe qual a diferença entre cloud backup e disaster recovery?

Esses dois componentes podem parecer a mesma coisa, pois ambos trabalham na recuperação de desastres. Mas se funcionarem sozinhos não podem garantir que o processamento do aplicativo continue ininterruptamente. 

A Cloud Backup é uma aplicação baseada em nuvem que oferece a possibilidade de realização do backup automático dos arquivos, das máquinas virtuais, aplicação ou servidores, bem como armazenagem de dados de maneira segura. 

Após o desastre, a TI reconstrói o ambiente do servidor, instala aplicativos e restaura os dados na nuvem. Já o Disaster Recovery é muito mais completo, pois adiciona um método de proteção de sistemas de computação contra falhas, chamado failover, baseado em nuvem para serviços de backup e recuperação. 

O failover pode ser automatizado ou manual e pode estar em nuvem pública ou privada de provedor de serviços.

A Movti oferece a solução Veeam Backup que você precisa!

Contratar essa plataforma através da Movti simplifica e amplifica os alcances da sua empresa. Afinal, ela oferece réplica do seu backup para a nuvem, assegurando um alto controle e visibilidade. 

Temos uma equipe especializada que garantirá junto ao Veeam Backup a proteção contínua dos seus dados corporativos, com um tempo de recuperação bem menor em caso de desastres. Te oferecendo desta forma, a solução mais segura de proteção de dados!

Entre em contato com os nossos especialistas para escolher a melhor solução para sua empresa!

Deixe um comentário