Em um mundo onde a tecnologia redefine constantemente os limites do que é ou não possível, o Google, mais uma vez, se destaca com uma inovação que promete transformar a maneira como interagimos com vídeos

A empresa apresentou, no final de janeiro, o Lumiere, a mais recente ferramenta alimentada por inteligência artificial da gigante da tecnologia. O nome vem de uma homenagem aos irmãos conhecidos por serem os criadores do cinema.

Com o Lumiere, a proposta é utilizar comandos para criar vídeos originais ou baseados em outras imagens. Acompanhe o conteúdo que preparamos e saiba tudo sobre a nova ferramenta!

O que é o Lumiere?

O Lumiere é um modelo de linguagem avançado que utiliza inteligência artificial generativa para criar vídeos a partir de simples prompts de texto. 

Desenvolvido pelo Google em parceria com o Instituto Weizmann, esse inovador modelo promete uma experiência única ao gerar vídeos realistas e originais, apenas com base em comandos de texto simples.

Ou seja, ele torna a criação de vídeos mais democrática ao simplificar este tipo de produção, ao mesmo tempo em que cria inúmeras possibilidades para os usuários.

Como o Lumiere funciona?

O Lumiere AI opera com uma arquitetura Space-Time U-Net, que permite a geração da totalidade da duração temporal de um vídeo em uma única passagem pelo modelo. 

Utilizando um modelo de difusão pré-treinado de texto para imagem, o Lumiere aprende a gerar vídeos de baixa resolução e taxa de quadros completa, processando em múltiplas escalas espaço-temporais.

Junto com o anúncio da nova IA, que ainda não tem data para chegar ao grande público, a empresa trouxe uma demonstração de como ela funciona. Assista abaixo:

O que o Lumiere pode fazer?

O vetor temporal incluído na convolução da rede neural da ferramenta assegura a manutenção da ordem lógica entre as imagens.

A nova ferramenta traz uma série de funcionalidades para a geração de vídeos. Confira o que ela é capaz de fazer:

  • Texto para vídeo: O Lumiere destaca-se na criação de vídeos a partir de prompts de texto descritivos, dando vida a cenas textuais de maneira realista;
  • Imagem para vídeo: Utilizando uma única imagem de referência e um prompt de texto especificado, ele gera vídeos que animam uma região designada, permitindo a criação de conteúdo dinâmico a partir de visuais estáticos;
  • Video Inpainting: Preenchimento perfeito de partes ausentes ou corrompidas de vídeos, garantindo uma experiência de visualização suave e ininterrupta;
  • Geração estilizada: Permite aos usuários aplicar estilos ou temas distintos a imagens ou vídeos de entrada, fomentando a criatividade e permitindo uma estética visual personalizada;
  • Estilização de vídeo: Integra métodos de edição de imagem baseados em texto prontos para uso para edição de vídeo consistente e coerente, garantindo uma narrativa visual harmoniosa;
  • Cinemagrafias: Seu modelo inovador anima regiões específicas definidas pelo usuário dentro de uma imagem, criando cinemagrafias cativantes que mesclam elementos estáticos e dinâmicos de maneira perfeita.

Leia também: Conheça o Gemini AI, a inteligência artificial mais poderosa já lançada pelo Google

Quais os reais impactos do Lumiere?

Além de abrir possibilidades criativas incríveis, o Lumiere oferece uma resposta revolucionária aos desafios de geração de vídeo por texto, proporcionando uma experiência visual aprimorada e mantendo a integridade do conteúdo.

No anúncio da ferramenta, no entanto, o Google admitiu que será um desafio para a empresa controlar o uso indevido da ferramenta, uma vez que ela pode ser usada para criar conteúdo que possa espalhar desinformação.

Esse é um fator de extrema importância e que deve ser visto com muita cautela, já que a preocupação e o combate à fake news e deepfakes têm sido cada vez maiores.

Em um mundo onde a inovação é a palavra de ordem, o Google mais uma vez eleva o nível com o Lumiere. Com este lançamento, a empresa prepara o mundo para uma revolução na maneira como concebemos e criamos vídeos, tudo graças a esse novo avanço da inteligência artificial.

Gostou da novidade? Para levar o melhor da tecnologia e da IA para a sua empresa, conte com a Movti! Acesse nosso site e saiba como podemos elevar seus resultados e reduzir custos com nossas soluções em nuvem!

Deixe um comentário