O mês de fevereiro trouxe novidades grandiosas para o universo da Inteligência Artificial. No último dia 21, o Google revelou a Gemma, uma nova “família de modelos de IA abertos, leves e de última geração“, visando facilitar o acesso a tecnologias avançadas de inteligência artificial para desenvolvedores e pesquisadores. 

Desenvolvida pela Google DeepMind, a Gemma se baseia no modelo Gemini, oferecendo uma versão mais simplificada, porém robusta, destinada à pesquisa e desenvolvimento em IA. 

Este lançamento promete ser uma ferramenta valiosa para a criação e experimentação de inteligência artificial, disponibilizando recursos avançados de maneira acessível e responsável. Continue a leitura e confira mais sobre essa novidade.

O que é o Google Gemma?

No teste MMLU para comparação de modelos de linguagem, as versões do Gemma superaram os modelos concorrentes da Meta.

A nova plataforma de IA de código aberto, projetada para facilitar a pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial para uma ampla gama de usuários. 

Com modelos disponíveis em configurações de 2B e 7B, Gemma destaca-se pela sua capacidade de ser executada localmente em laptops, desktops, além de ser compatível com dispositivos IoT, nuvem e móveis. 

Esses modelos foram submetidos a rigorosos testes de segurança e ajustes finos para garantir práticas responsáveis. 

O Google enfatiza a performance superior de Gemma em comparação com outros modelos abertos e sua adequação para uso comercial responsável. 

De acordo com análises da empresa, Gemma exibe um conhecimento mais amplo e uma capacidade de resolução de problemas superior à dos modelos concorrentes, como o Mistral e LLAMA-2, ambos da Meta, já na fase de pré-treinamento.

Informações detalhadas e recursos para começar com Gemma estão disponíveis no site oficial do projeto.

Leia também: Gemini for Workspace substitui o Duet AI: conheça as mudanças

Como funciona o Gemma?

Gemma é facilmente implementado em projetos de IA, acessível através do site oficial do Google, Kaggle e Google Cloud, oferecendo um ambiente propício para desenvolvimento e teste. 

O Google fornece um Kit de Ferramentas para IA Generativa Responsável, que inclui diretrizes e ferramentas para assegurar a implementação ética e segura de IA. 

Este kit visa facilitar o desenvolvimento responsável, garantindo que os projetos cumpram com padrões elevados de segurança e ética.

Quais são as aplicações do Gemma?

Gemma é versátil, adequado para uma gama diversificada de aplicações, desde IoT até soluções móveis e projetos de pesquisa. 

Empresas, desenvolvedores e pesquisadores podem explorar o potencial de Gemma para inovar em produtos e serviços, melhorar processos internos ou avançar no estudo da IA. 

A flexibilidade e a acessibilidade do Gemma abrem novas possibilidades para a aplicação de IA em campos variados, estimulando a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Gostou dessa inovação e quer estar por dentro de todas as novidades do setor tecnológico? Acesse o site da MOVTI e aproveite para começar a explorar o universo da IA e nossas soluções Google. 

Deixe um comentário