CASE DE SUCESSO

Movti e BRZ trabalham para melhorar produtividade com o Google Workspace

Com atuação há mais de 10 anos no Sudeste, a BRZ, uma empresa de origem mineira, é a 20ª construtora do País e trabalha oferecendo empreendimentos imobiliários de alto padrão, mesmo dentro do programa do governo federal Casa Verde e Amarela. Atualmente, a construtora entrega seus apartamentos em três Estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com unidades distribuídas por 23 municípios.

O maior diferencial da BRZ, em relação à concorrência, é o produto final. Dentro da estratégia da empresa, está oferecer um produto de qualidade superior em opções de acabamento e lazer para uma melhor experiência de habitação.

Ao contrário do comum para a maior parte das empreendedoras no programa Casa Verde Amarela, que oferece apartamentos de 2 quartos, 1 banheiro, sem área de lazer, a BRZ consegue entregar um produto que vai além de 2 quartos, com varanda gourmet, suíte e área de lazer totalmente mobiliada, que inclui piscina, churrasqueira, academia e, em algumas regiões, espaço para pouso de drones de entrega. 

O mercado da construção civil é pulverizado com mais de 130 mil construtoras somente no Brasil. Em vista desse volume, o investimento em tecnologia ainda é relativamente baixo quando comparado às outras indústrias. 

Tendências de cloud no mercado da construção civil

É um setor que está caminhando para sua jornada de transformação digital e a computação em nuvem representa uma oportunidade. 

Como é uma construtora jovem e cresceu rapidamente, a BRZ sentiu necessidade de ajustar seus processos para aumentar a produtividade e colaboração do time. Por isso, resolveu se reestruturar e adotar soluções em nuvem do Google Cloud, com a implementação da ferramenta do Google Workspace, pela Movti Cloud Solutions Parceira premier no Brasil.

Como a BRZ implementou as ferramentas do Google Cloud com o apoio da Movti

Com o auxílio da Movti Cloud Solutions, empresa especializada em transformação digital, parceira em implementações do Google Cloud, a BRZ adotou as ferramentas da suíte de aplicativos de colaboração do Google Workspace. Os principais objetivos eram melhorar a segurança das informações da empresa, impulsionar o desenvolvimento da produtividade e a cooperação entre seus colaboradores, além de reduzir investimentos em infraestrutura de TI.

De acordo com Francis de Mendonça Navarro, superintendente de Tecnologia da BRZ, a pandemia acelerou todo o processo de transformação cultural da empresa. Havia a necessidade de informatizar processos com ferramentas tecnológicas e com alto grau de disponibilidade. 

A falta de procedimentos estruturados e de ferramentas de colaboração padronizadas internamente dificultava a comunicação entre as áreas estratégicas da empresa. Os funcionários não compartilhavam muitas informações, o que acarretava retrabalho e falta de visão dos processos como um todo.

“Tínhamos várias ferramentas para fazer edição de documentos, mas nossa plataforma de e-mail era uma solução de baixa maturidade e com nível de insegurança alto. Além disso, as reuniões eram feitas presencialmente ou por videoconferência, o que exigia investimento em infraestrutura para armazenamento e compartilhamento de documentos. Transformar isso de uma só vez foi uma grande oportunidade, uma vez que o Google Workspace traz todas essas soluções embarcadas. Assim podemos compartilhar todos os arquivos, desde as obras até os escritórios e estandes de vendas”, explica Navarro.

Mas não só isso. O executivo destaca também a facilidade de conexão entre os colaboradores com a ferramenta do Google Meet, além do Google Agenda por meio do qual as reuniões são marcadas, observando a disponibilidade de cada um. Ele conta que, como na agenda já tem o link automático do Google Meet, atualmente são realizadas dezenas de reuniões simultaneamente.

“As pessoas se habituaram tanto ao Google Meet que resolvemos outro problema que era a falta de salas para reunião na sede. Assim, os colaboradores hoje fazem reuniões pelo Google Meet, cada um em sua mesa de trabalho, mesmo uma parte da equipe estando na sede”

Francis de Mendonça Navarro - Superintendente de Tecnologia da BRZ

Desafios da implementação da Google Cloud

O projeto Google Cloud + Movti na BRZ começou em plena pandemia e durou 4 meses na implementação, de acordo com o executivo. O processo levou um pouco mais de tempo pelos desafios que a empresa tinha para a importação das ferramentas internas. Se não tivesse nenhuma importação, a implantação teria sido mais rápida.

“Nossa maior questão foi fazer essa sincronização e deixar isso disponível numa janela única. Ou seja, fazer o go live em uma segunda-feira já com todos os e-mails dos colaboradores no Google Workspace, o que exigiu um esforço da Movti, junto ao nosso time para poder orquestrar todo um backlog de históricos, para depois só atualizar e migrar os e-mails. A transferência de arquivos e o treinamento foram feitos segundo um cronograma com a metodologia Google que a Movti implementou, que acabou sendo um diferencial”, destaca Navarro.

Além disso, houve um grande trabalho de gestão da mudança, com o objetivo de trazer transformação cultural para a empresa. Criou-se um site com informações do projeto, foram promovidas ações de marketing interno, como teatro e entrega de brindes no dia do Global Go Live, além de várias reuniões e treinamentos com Google Guides.

Principais resultados gerados

Com a implementação da solução proposta pela Movti, a BRZ teve muitos benefícios. Entre os principais destacam-se:

  • Ganho em produtividade, colaboração e segurança; 
  • Utilização de uma plataforma integrada, com alta disponibilidade de serviços, pautada sobre um pilar muito forte de segurança; 
  • Otimização de tarefas dos profissionais com o uso inteligente do Google Workspace;
  • Conexão facilitada entre os colaboradores por meio do Google Meet;
  • Facilidade de conexão pelo Google Workspace favorece a velocidade na tomada de decisão da liderança da BRZ; 
  • Redução com custos de viagens entre as unidades de negócio; 

100%

de eliminação do retrabalho por meio da colaboração inteligente de ferramentas de escritório

Economia de investimento em infraestrutura

30 a 40%

Futuro da parceria entre BRZ e Movti

Atualmente, a BRZ está avaliando o uso de outras ferramentas do Google Cloud. Além disso, dentro do Google Workspace, a empresa analisa a oportunidade de  aumento do projeto de adoção ao explorar o Google Keep, a parte de Sites e o Google Apresentações. 

Sobre o papel da Movti nesse projeto, Navarro ressalta o atendimento às necessidades da BRZ. “Antes de querer vender, a Movti quis entender quais eram os nossos desafios. E oferecer o que era mais adequado à nossa operação, com menor risco e melhor custo-benefício. Isso nos trouxe bastante segurança, tanto na questão de resolução de problemas, quanto no entendimento mais detalhado de uma plataforma ou outra. Percebemos que a Movti tinha um time com expertise em fazer isso, trazendo as pessoas com o discurso bem alinhado com o que precisávamos para aquele momento do projeto”, explica o superintendente de TI.

E para quem está pensando em fazer essa transformação cultural em sua empresa, Navarro aconselha:

“A dica mais importante é que, mais do que comprar uma tecnologia, é preciso escolher um parceiro de qualidade e a metodologia de implementação. A estratégia da gestão da transformação cultural é muito importante. É saber comprar e entregar essa tecnologia para o colaborador. Essa talvez seja a grande mágica que pode ajudar a ter sucesso num processo como esse”

Francis de Mendonça Navarro - Superintendente de Tecnologia da BRZ

Google Workspace é o melhor jeito para comunicar, colaborar e criar com Chat, Reuniões, Documentos, Tarefas e mais.. tudo em um único lugar

Conheça mais sobre os planos do Google Workspace

Google Workspace Flexível, útil e simples.

Se você quer promover a transformação digital na sua empresa com as facilidades do Google Workspace e da Google Cloud

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro

FALE COM UM ESPECIALISTA

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades