Não é apenas a equipe operacional que aproveita os benefícios quando a empresa decide implantar soluções cloud computing. O uso de ferramentas que funcionam na nuvem também colabora para o crescimento da organização e para o aprimoramento das equipes como um todo.

Há uma série de vantagens disponíveis aos usuários de soluções cloud computing, algumas delas especialmente relacionadas à flexibilidade, eficiência e valor estratégico.

Quer saber quais são os pontos positivos para estes cenários?

Venha conosco, este post foi especialmente desenvolvido para mostrar como o uso de tecnologias em nuvem desempenha papéis diretamente relacionados à otimização de resultados empresariais.

Soluções cloud computing: principais vantagens

A previsão é que, até 2021, 94% das cargas de trabalho e computadores estarão funcionando em cloud computing. Alguns dos motivos para a migração em massa envolvem o fato de centrais de dados com armazenamento em nuvem apresentarem maiores níveis de virtualização, segurança, padronização e automação do que as versões tradicionais.

Segundo um estudo do IDC, as organizações ainda estão divididas entre o ambiente virtual e o físico, passando por um processo de transição. Porém, até o próximo ano, 43% delas têm planos de migrar para a nuvem totalmente.

E mais: para garantir que os investimentos na tecnologia sejam aproveitados ao máximo, os negócios incluíram novas funções e papéis às rotinas empresariais, incluindo arquitetos, engenheiros e administradores de sistemas especializados.

O crescimento é constante e promissor em escala global. Veja, abaixo, o porquê de tantas empresas buscarem soluções cloud computing:

Para acompanhar o ritmo do mercado

Agilidade é a palavra da vez e, em tempos de transformação digital e inovações a todo instante, a empresa que perde o timing do mercado tem chances maiores de fracassar.

O investimento em nuvem é uma ótima maneira de tirar vantagem desse momento e conseguir reagir às pressões impostas pelo mercado. É um jogo de ação e reação.

Soluções cloud computing removem barreiras e estreitam a comunicação da organização com todos os públicos, seja entre as equipes ou com o público-alvo. O uso inteligente de dados, aliás, pode prever uma ampla gama de possíveis problemas, assim como sugerir as soluções mais adequadas.

Para testar novas estratégias

Já que estamos falando sobre ritmo, estar preparado para mudar a direção é indispensável neste momento da história. A nuvem torna mais fácil a experimentação e, consequentemente, a adaptabilidade da equipe mediante o resultado obtido. É como fazer um teste A/B com várias estratégias e agilmente verificar qual deles desempenha melhor.

A tecnologia nos permite fazer em segundos o que antes levávamos horas ou até dias para concretizar. Quando o operacional é assumido pela máquina, que aprende com o alimento que oferecemos (os dados), prontamente transferimos a ela a responsabilidade das atividades repetitivas e padronizadas, ficando com mais tempo livre para dedicar aos processos realmente criativos e dependentes do pensamento.

O resultado? Mais produtividade da equipe e melhores entregas da empresa como um todo.

Para focar no que realmente importa

Pouco a pouco os negócios reconhecem que não é possível dar conta de tudo. Um advogado pode até ter conhecimento sobre códigos, mas o forte dele é a lei. Um gestor de marketing talvez entenda sobre programação, mas não da mesma forma como domina estratégias de comunicação.

A tecnologia mostrou que é possível contar com a melhor solução de TI, sem necessariamente precisar contratar uma equipe de especialistas, nem se preocupar com licenças e atualizações de software. Agora, todos podemos aproveitar os benefícios da internet e focar realmente nas nossas áreas de expertise.

A implementação de serviços em nuvem é mais confiável, eficaz, barata e ainda poupa retrabalho.

Para ter mais opções

Algumas empresas têm demandas variáveis e, por isso, é essencial que possam contar com programas que sejam facilmente adaptáveis às necessidades que se apresentam no decorrer dos projetos.

Softwares modernos são escaláveis justamente para oferecer uma experiência única a cada usuário, cobrando apenas pelas funcionalidades contratadas. As organizações podem escolher ambientes de armazenamento públicos, privados ou híbridos, de acordo com as exigências de segurança e espaço disponível.

Por ser global, a nuvem também mantém-se aberta a uma infinidade de opções de sistemas de compartilhamento, plugins, ferramentas adicionais e features especiais.

Para integrar equipes e experiências

Outra importante característica dos sistemas que funcionam em cloud computing é a real interatividade da organização com colaboradores, setores, equipes e clientes. Tudo o que utiliza a nuvem como espaço para armazenamento e controle fica centralizado em um único ponto de encontro.

Ou seja, com permissão de acesso, qualquer pessoa que esteja conectada à internet pode colaborar com sugestões, edições, comentários, compartilhamentos e visualizações de arquivos e documentos.

Dessa maneira, a acessibilidade é facilitada, eliminando quaisquer barreiras de horário ou espaço. Isso tudo sem falar na economia com estruturas físicas, equipamentos, backups, servidores e atualizações.

Na nuvem, tudo é prático, rápido e direto ao ponto. Os servidores estão sempre up-to-date, as decisões são mais assertivas e as falhas com processos operacionais são muito, muito menores.

É claro que, quando falamos sobre os benefícios dos serviços em cloud, depende de quais soluções estamos falando, para quais propósitos. Porém, podemos afirmar com propriedade que todas as melhores opções do mercado fazem com que sua equipe produza mais em menos tempo e, consequentemente, aceleram os resultados da organização como um todo.

Deixe um comentário