Muito se fala sobre armazenamento na nuvem, especialmente quando tratamos do mundo corporativo. Uma pesquisa realizada pela Solar Winds em 2017 revela que 95% das empresas já migraram as aplicações mais críticas para o cloud computing, muito embora menos da metade do orçamento destinado à TI tenha sido investido nas plataformas online.

O fato é que os benefícios oferecidos pela transformação digital são indiscutíveis. Há os que dizem, aliás, que as empresas que não abraçarem de uma vez por todas a inovação tecnológica estão fadadas a desaparecer do mercado.

A verdade é que o armazenamento na nuvem não apenas oferece vantagens operacionais no ambiente corporativo, como também favorece o compartilhamento e a interação entre colaboradores, revolucionando a comunicação interna como um todo.

A nuvem potencializa o trabalho em equipe

Com o cloud computing, a equipe trabalha verdadeiramente em conjunto. Qualquer profissional pode contribuir com informações específicas da área ou fazer comentários gerais em documentos corporativos.

Digamos, por exemplo, que um dos sócios da empresa está negociando com clientes no exterior. Ao mesmo tempo, ele tem uma visão interessante sobre os trâmites legais do empreendimento e seria importante que participasse, em tempo real, de uma reunião rápida com o time que está no Brasil antes do fechamento de um contrato que precisa ser finalizado em breve.

Graças à computação em nuvem, a equipe consegue compartilhar telas, conversar por vídeo ou áudio, e ainda alterar o documento na mesma hora, mantenho apenas uma versão, oficial e única, armazenada em cloud, acessada por todas as partes interessadas.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey&Company descobriu que o uso das tecnologias pode aumentar a produtividade das empresas em até 25%.

Usuários de cloud computing têm mais liberdade

Estamos conectados o tempo todo e, ainda que seja importante respeitar o momento do descanso, temos muito mais liberdade para responder e-mails, alterar a apresentação para a reunião de amanhã ou acessar um documento relacionado à assinatura do último contrato.

Não precisamos estar necessariamente no escritório, nem em frente ao computador, para conseguirmos acessar ou editar arquivos. Com textos, planilhas e apresentações armazenados na nuvem, temos acesso livre ao conteúdo independentemente de onde estivermos e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

As inovações relacionadas à tecnologia abriram um leque de possibilidades, incluindo trabalho home-office, horários flexíveis e maior versatilidade na rotina dos colaboradores.

A nuvem estreita os laços entre clientes e empresa

Com o armazenamento na nuvem, há maior engajamento entre empresa, colaboradores e consumidores. Consequentemente, a comunicação entre as partes também é aprimorada. Há mais diálogo e abrem-se novos canais dedicados à interação com os clientes.

Quando o foco de todas as estratégias comerciais está no consumidor, como ocorre atualmente, a troca que acontece com este público é extremamente importante. Por terem acesso facilitado a uma ampla gama de informações – e também a uma infinidade de concorrentes -, os clientes passaram a ter mais voz ativa e precisam ser vistos como o ponto mais importante de qualquer negociação.

Redes sociais, blogs e sites corporativos se tornaram os verdadeiros canais de atendimento ao consumidor. O uso de chatbots, por exemplo, tem sido uma tendência crescente nos websites depois que empresas sentiram a necessidade de adaptação ao novo comportamento mundial.

Uma pesquisa feita pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2014 aponta que 61% dos consumidores brasileiros preferem ser bem atendidos do que pagar menos por algum produto ou serviço. Em outras palavras, estão mais exigentes com o relacionamento (serviço prestado) do que com preço ou qualidade (produto).

O armazenamento na nuvem favorece essa interação. E mais importante: não beneficia apenas os consumidores, como também o time corporativo como um todo. A partir do momento em que o cloud computing é inserido na empresa, toda a equipe se torna colaborativa.

Canais de comunicação internos e externos se ampliam, contribuindo para relacionamentos transparentes e experiências mais ricas, com a chance de compartilhamento global, sem quaisquer tipos de empecilhos ou dificuldades.

Uma plataforma que funciona totalmente na nuvem é o G Suite. Confira 3 funcionalidades do serviço de cloud computing do Google para produzir mais em menos tempo!

Deixe um comentário