Foi-se o tempo que as empresas tinham uma infraestrutura local de tecnologia, com grande investimento em equipamentos, licenças de software, hardware, energia elétrica, entre outros itens. As vantagens de optar por migrar toda essa infraestrutura para servidores Cloud é cada vez mais perceptível. Entretanto muitos ainda possuem dúvidas sobre como funciona e o que é um servidor Cloud. 

É preciso ter em mente que, cada vez mais, os dados armazenados em servidores Cloud representam maior valor para os negócios. Logo, uma empresa que ainda não optou por transferir toda sua infraestrutura local de tecnologia está andando contracorrente e correndo o risco de enfrentar problemas em segurança e diminuições de resultados

Por ser uma alternativa mais flexível para hospedagem, o uso de servidores clouds tem se tornado preferido entre as empresas atuais. Visando otimização de custos e segurança, muitas organizações têm optado por essa tecnologia por possuírem mais autonomia, grande escalabilidade do serviço e a customização dos recursos. Isso tudo impacta diretamente no desempenho na execução de tarefas e, claro, em economia. O que antes demorava muito tempo e demandava mão de obra especializada, com servidor Cloud passa a ser feito com alguns cliques. 

Leia também: Como funciona o cloud computing e como implementar na sua empresa

Se você quer entender mais o que é um servidor Cloud e como ele vai contribuir na prática com o seu negócio, continue lendo esse texto que você vai saber agora a resposta dessas perguntas! 

O que é um servidor Cloud?

O que é um servidor Cloud

Chegou a hora de entender de uma vez por todas o que é um servidor Cloud. Também conhecido como “armazenamento em nuvem”, o servidor Cloud é, de maneira prática, uma forma de virtualização de infraestrutura. Nesse caso, os dados são hospedados em várias máquinas interligadas que formam um sistema de processamento e armazenamento. O que antes era feito em uma única máquina, no servidor Cloud a empresa contrata diversas máquinas na “nuvem” com as configurações necessárias para atender as especificidades da organização. Essa descentralização permite a criação de uma espécie de supercomputadores, com capacidade de processamento bem maior do que seria possível com um servidor fixo. Isso tudo gera um ganho em desempenho no total, graças a estabilidade que os servidores Cloud possuem. 

Então, ao invés da sua empresa investir em uma infraestrutura local física, com computadores de primeira linha, softwares atualizados e profissionais de suporte, você basicamente aluga essa estrutura de um provedor e acessa a todos os serviços básicos através de uma ou mais plataformas web, deixando sob responsabilidade da empresa contratada toda a parte de atualização e manutenção desse servidor Cloud. 

Leia também: Arquivos pesados ainda devem ser enviados por e-mail?

Agora que você já entendeu o que é um servidor Cloud, vamos responder uma outra dúvida que deve estar na sua mente: mas e se tiver algum problema com uma dessas máquinas? A principal vantagem é que se caso ocorra uma queda ou problema, outra máquina assumirá a carga, impedindo que seu sistema ou site fiquem fora do ar.  Isso torna o servidor Cloud extremamente estável. Você nunca mais terá que se preocupar com quedas ou indisponibilidades. Quando algum erro ou incapacidade ocorrer, o próprio servidor, automaticamente irá resolvê-lo. 

Os servidores Clouds estão cada vez mais populares por permitirem que todos os arquivos hospedados fiquem permanentemente salvos, sem risco de serem perdidos, a não ser que você queira excluí-los. Ah, e você não precisa se preocupar com espaço de armazenamento. Outro aspecto importante de ter o sistema de sua empresa em um servidor Cloud é a possibilidade de acessar qualquer documento ou dado remotamente, sem ter que estar necessariamente em seu computador, cidade ou país. 

Leia também: Como soluções cloud computing aceleram resultados de uma empresa?

Afinal, quais empresas precisam de um servidor Cloud?

Agora que você já sabe o que é um servidor Cloud, está na hora de decidir se seu negócio irá contratar ou não esse serviço. Já adiantamos que, de maneira geral, toda empresa que busca reduzir custos, se desenvolver ainda mais na Internet e ter um aumento no seu desempenho, está apta a possuir um servidor Cloud.  

Por sua capacidade de adaptação e sua alta flexibilidade de recursos, o servidor Cloud acompanha o crescimento da empresa de acordo com o ritmo e espaço necessário. Dessa maneira, você consegue deixá-lo conforme sua necessidade, seja de capacidade ou desempenho. Se sua empresa necessita de grande fluxo de processamento, com produtividade alta, com o servidor Cloud você conseguirá aumentar essa capacidade até chegar à sua demanda, de forma intuitiva. Essa é a grande vantagem do servidor Cloud. Ao contratá-lo, você não precisa gastar por mais do que aquilo que você utilizará. Enquanto alguns precisam de uma ampla fatia de nuvem, outros só necessitam de uma mínima porção dela.

Leia também: Afinal, o G Suite hospeda sites?

Isso tudo se destaca quando comparado a um servidor tradicional. Dentro de um servidor Cloud, você encontra flexibilidade e capacidade de abrigar várias aplicações. Você pode criar e hospedar um sistema empresarial, um jogo, um site, uma plataforma de serviços, um e-commerce, etc. 

Considerado um substituto do serviço VPS tradicional, o servidor Cloud pode ser chamado como um método “pague pelo que usar”. Essa facilidade permite a otimização do investimento por parte do usuário, além de ser a melhor solução para diferentes tipos de empresas e também para àquelas que possuem picos de demandas, como um e-commerce varejista.  

Leia também: 3 dicas importantes para otimizar a sua migração de dados para a nuvem

Agora que você já descobriu tudo sobre o que é um servidor Cloud e como ele pode contribuir para sua empresa, pode ser que esteja decidido a contratar o serviço ou tirar mais algumas dúvidas. Se for o caso, você pode entrar em contato com a Movti. A transformação digital da sua empresa começa aqui. Somos especialistas em soluções Cloud, entregamos produtos e serviços de alta disponibilidade que proporcionam mais colaboração e aumento de produtividade das empresas.  

Se você gostou desse conteúdo e conseguiu finalmente compreender o que é um servidor Cloud, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

Até a próxima! 

Deixe um comentário