CASE DE SUCESSO

Brandili investe em Google Workspace em parceria com a Movti Cloud Solutions

Presente em 67% das cidades brasileiras e em mais 25 países, a Brandili produz em média 15 milhões de peças infantis por ano. Fundada em Apiúna (SC) em 1964, na década de 90 já atendia todos os estados do país e concentrava sua produção em peças 100% algodão.

Visando estilo e ótimos preços, a marca de roupas infantis Brandili tem mais de 50 anos de história; Hoje o grupo Brandili é composto por cinco marcas e diversas linhas dentro de cada segmento de marca, atendendo seus consumidores com a venda em lojas de varejo multimarcas, atingindo assim, desde o público das classes A até a C.
O lema da empresa é “vestir a criança com amor”. E, dentro disso, oferecer produtos de qualidade e seguros para as crianças, além de confortáveis para que toda criança faça o que sabe fazer de melhor: correr e brincar.

A virada do século marcou o surgimento da marca Mundi, que ganhou parcerias com personagens licenciados (como o Senninha e a Turma da Mônica) e também da participação nas principais feiras do setor têxtil (Fenin e Texfair).

O Estado de Santa Catarina é conhecido por ser o maior polo da indústria têxtil no Brasil. Mas a região começa a se destacar também pelo impacto da tecnologia no trabalho. Tanto é que a transformação digital vem agilizando os processos internos das empresas.

Foi o que ocorreu com a Brandili que, em parceria com a Movti Cloud Solutions – Parceira Premier Google Cloud no Brasil, uma empresa especializada em transformação digital – resolveu o desafio técnico do file server a partir do investimento e gerenciamento do Google Drive. Além disso, reestruturou a comunicação entre os colaboradores com a implementação da ferramenta Google Workspace, da Google Cloud. Assim, aumentou a produtividade, com a integração das áreas internas e reduziu custos com o setor de TI.

O desafio da empresa era possuir uma ferramenta corporativa de comunicação com alto nível de segurança. Além disso, a empresa precisava ter governança e controle nos documentos produzidos.

Impacto da tecnologia no trabalho

Segundo Jonatas Henry Schneider Schmitt, gerente de Transformação Digital da Brandili, todo esse conjunto de problemas foi o motivo para a empresa mudar para a Google Cloud. “Investimos no Google Cloud, com a Movti, porque tínhamos uma proposta melhor, tanto nas entregas, quanto no custo”, explica.

Com o Google Workspace, a Brandili obteve um grande impacto da tecnologia no trabalho. Primeiro porque impulsionou sua produtividade pela facilidade de armazenar as informações em um mesmo repositório, ou seja, no Google Drive. Em segundo lugar, pela questão de colaboração, pois com a ferramenta é possível que várias pessoas trabalhem no mesmo documento.

Por fim, a ferramenta quebrou muitas barreiras, à medida que as pessoas estão interagindo no chat, abrindo o Google Meet para resolver questões sem burocracia e reuniões desnecessárias. “Tudo isso acelerou os processos. As pessoas já sabem o que usar e como fazer”, ressalta Schmitt.

Resultados Gerados

  • Upgrade de segurança com o AntiSpam do Gmail
  • Google Workspace estreitou a comunicação entre os times home office e presencial
  • Otimização de tempo no trabalho e mais colaboração

100%

de adesão do time

Redução de custos em licenças de software de

5%

Processo de implementação na Brandili

O processo de implementação do Google Workspace, segundo o executivo, foi muito fácil e tranquilo. “Tivemos um bom engajamento dos colaboradores, fizemos uma série de ações de comunicação e contamos com os Google Guides também. A adesão foi de 100% do time, todo mundo ficou empolgado”, revela.

Outro ponto que o executivo destaca é o antispam do Gmail. “A ferramenta anterior era muito difícil de ajustar às regras. No contato com o fornecedor, os e-mails continuavam caindo na quarentena, mesmo quando nossos colaboradores os marcavam como seguros”, explica.

De acordo com Schmitt, o Google Workspace estreitou a comunicação entre os times, principalmente entre o pessoal que está em home office e o presencial. A integração entre os funcionários, diz ele, é primordial, porque a empresa está em uma jornada pela transformação digital em que a eficiência, a eficácia e a efetividade são cada vez mais importantes para o negócio e para a marca.

O executivo acrescenta que houve uma otimização de tempo no trabalho, maior colaboração na execução de documentos, embora a empresa não tenha feito um levantamento de quanto isso representou em porcentagem.

O Google Workspace é um diferencial para a Brandili, tanto na questão de produtividade quanto no mindset, uma vez que muda totalmente a forma de trabalhar, comemora Schmitt.

“Hoje é possível criar um documento à várias mãos em tempo real”

Jonatas Henry Schneider Schmitt - Gerente de Transformação Digital da Brandili

A Brandili entrou em contato com a Movti por indicação de outros clientes e, segundo Schmitt, a proposta apresentada teve um ótimo custo-benefício. “Já conhecia o Google Workspace e sabia como funcionava”, conta.

Principais resultados do projeto

Com a implementação da solução proposta pela Movti Cloud Solutions, houve muitos ganhos em produtividade, colaboração e segurança. A Brandili passou a utilizar uma plataforma integrada, com alta disponibilidade de serviços e pautada sobre um pilar muito forte de segurança. Os colaboradores tiveram ganho de tempo nas tarefas, visto que otimizaram processos com a colaboração inteligente do Google Workspace.

Em face da pandemia, o Google Meet ajudou muito para que os colaboradores seguissem os protocolos de segurança da empresa sem perder o contato com os colegas. A TI passou a administrar todo o ambiente de produtividade da Brandili por meio do Google Workspace, criando regras de compliance de acordo com as diretrizes da empresa. 

Com ferramentas de colaboração, videoconferência, segurança e comunicação em uma única plataforma, os custos e investimentos em sistemas ficaram concentrados, trazendo economia e centralização. De acordo com Schmitt, há ainda uma característica particular do Google Workspace, que é o chat por meio do qual as pessoas deixam comentários dentro dos documentos. 

Sobre o ganho de produtividade, o aumento do desempenho é notório, uma vez que os processos são mais rápidos quando há cooperação entre os funcionários. Houve também redução de custos com o file server e a compra de licenças da ordem de 4% a 5% anuais.

O executivo também destaca o uso do Google Agenda, em que é fácil marcar uma reunião e automatizar os invites, além do uso do Google Site e Google Forms. 

“As pessoas se engajam mais quando veem que o projeto tem um site, pegando um pouco da metodologia da implantação do Google Workspace. Estamos replicando isso para outros projetos e a adoção é geral”

Jonatas Henry Schneider Schmitt - Gerente de Transformação Digital da Brandili

O recado do gerente de Transformação Digital da Brandili para quem está pensando em migrar para o Google Workspace é claro. “Dependendo do tamanho da empresa, a análise financeira fica mais difícil de ser feita, mas o que se ganha é mais qualidade no dia a dia e o que se consegue mensurar vale muito a pena. Como sempre comento, o Google e sua forma de trabalho entram no seu dia a dia e quando você vê não sabe mais fazer de outro jeito.”, conclui Schmitt.

"E o trabalho da Movti foi sensacional, a equipe de implantação foi muito tranquila, o atendimento sempre foi muito bom. Só vejo pontos positivos, foi um sucesso”

Jonatas Henry Schneider Schmitt - Gerente de Transformação Digital da Brandili

Evolução da parceria com a Movti

Além do Google Workspace, a Brandili está fazendo testes com as APIs do Google para geolocalização. “Se tudo der certo vamos incorporá-las ao nosso CRM. Estamos testando as APIs para identificar clientes ativos perto dos leads. Com o seu endereço, faço a comparação para ver se não tenho algum cliente que toca a área. Não temos exclusividade com as multimarcas, mas sim acordos comerciais que impõem não ter outro cliente em um raio de 3km. Estamos automatizando essa busca para, no futuro, usar a Google Cloud para fazer análises preditivas de Big Data. Estamos alguns passos atrás na questão de maturidade e análise de dados, mas talvez em cinco anos já tenhamos algo implementado”, projeta Schmitt.

Google Workspace é o melhor jeito para comunicar, colaborar e criar com Chat, Reuniões, Documentos, Tarefas e mais.. tudo em um único lugar

Conheça mais sobre os planos do Google Workspace

Google Workspace Flexível, útil e simples.

Se você quer promover a transformação digital na sua empresa com as facilidades do Google Workspace e da Google Cloud

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro

FALE COM UM ESPECIALISTA