CASE DE SUCESSO

Krona aumenta produtividade de colaboradores com ajuda do Google Workspace

A Krona é reconhecida nacionalmente como uma das maiores empresas de Tubos e Conexões do Brasil, além de estar entre as maiores companhias do país, segundo o jornal Valor Econômico. Os produtos são fabricados em conformidade com as normas técnicas da ABNT, que passam por um rigoroso controle de qualidade para chegar até a sua construção com a melhor garantia do mercado.

Resultados Gerados

  • Maior integração entre equipes, maior eficácia ao compartilhar informações internas, mais agilidade e melhoria na tomada de decisões.
  • Treinamento de funcionários para darem suporte aos colegas que tenham dúvidas corriqueiras sobre o Google Workspace – Google Guides.
  • Redução de custos com equipamentos para processamento, gerenciamento e armazenamento dos dados da empresa.
  • Diminuição de 10% dos custos de deslocamento.

20%

de redução no custo direto de licenciamento de software.

A produtividade dos funcionários aumentou em

25%

Com auxílio da Movti Cloud Solutions, a Krona adotou as soluções do Google Workspace para aumentar a produtividade e diminuir custos com equipamentos.

Não importa a área de atuação no mercado, a tecnologia sempre vai estar presente no dia a dia de usuários finais e funcionários de empresas de diversos tamanhos. Essa fórmula não é diferente para a indústria da construção civil, mesmo sendo mais relacionada a atividades práticas, não tão conectadas ao mundo digital. Pensando nisso, a Krona, uma das maiores empresas nacionais dentro do seu setor, o de tubos e conexões, resolveu se reestruturar e adotar as soluções da nuvem do Google Cloud, com o uso do Google Workspace, com o objetivo de aumentar a produtividade de seus funcionários, integrando as áreas internas, além de reduzir custos do orçamento do setor de TI.

Com auxílio da Movti, empresa especializada em transformação digital, parceira em implementações do Google Cloud, a Krona adotou as ferramentas da suíte de aplicativos de colaboração para quebrar barreiras dentro da empresa e impulsionar o desenvolvimento da produtividade e colaboração entre seus funcionários. Antes, a empresa já trabalhava com a tecnologia na nuvem, mas resolveu migrar seus dados para o Google no final de 2017, buscando a adoção de um novo formato de trabalho mais cooperativo, contando com um amplo suporte da companhia na realização dos serviços e contato próximo com as equipes técnicas do Google.

Segundo Sidnei Marcelo Moreira de Matos, Gerente de TI da Krona, a implementação das soluções do Google Workspace não teve complicações, “entramos em contato com a Movti para conhecer a solução do Google, e em 2017 começamos essa relação de adequação. Fizemos os testes da ferramenta no final do ano, e implementamos para os usuários no início de 2018”, conta. Sobre a migração, o executivo diz que “durou cerca de dois meses, pois precisávamos levar dados como os históricos de e-mail, que não queríamos perder. O processo em si foi muito rápido, e em todas as reuniões sentíamos a positividade do parceiro. Sempre tínhamos um status report atualizado”, afirma. Para Douglas Zanatta, Sócio Fundador e Diretor Comercial da Movti, a parceria entre todas as partes foi fundamental. “A imersão que fizemos na Krona foi bem marcante. Esse trabalho foi muito bacana, não só pelo nosso lado, mas pela forma que estiveram abertos. Não adianta só nós querermos mudar, isso fez toda a diferença”, diz.

“A migração durou cerca de dois meses de muito trabalho, pois precisávamos levar dados como os históricos de e-mail que não queríamos perder. O processo em si foi muito rápido, e em todas as reuniões sentíamos a positividade do parceiro. Sempre tínhamos um status report atualizado.”

Sidnei Marcelo Moreira de Matos - Gerente de TI da Krona

Agora os mais de 1.500 empregados, em três unidades da empresa, já estão habituados com as soluções que a tecnologia na nuvem proporciona. Houve também a ajuda de uma forte campanha interna de engajamento para adoção das soluções na nuvem. “O processo de implementação foi bem legal, pois fizemos uma campanha muito forte. O projeto ganhou um nome (“Kroogle”), após nosso diretor financeiro gravar um vídeo convidando os colaboradores a dar essa nomeação ao projeto. Desde o início, todos os colaboradores foram convidados a participar”, conta Gilharde Wasneski, Analista de Infraestrutura da Krona.

“O processo de implementação foi bem legal, pois fizemos uma campanha de engajamento muito forte. O projeto ganhou um nome (“Kroogle”), após nosso diretor financeiro gravar um vídeo convidando os colaboradores a dar essa nomeação ao projeto. Desde o início, todos os colaboradores foram convidados a participar.”

Gilharde Wasneski - Analista de Infraestrutura da Krona

Além dos benefícios conquistados, foram criadas oportunidades para treinamentos internos, onde 40 funcionários de diversos setores da companhia foram instruídos para entender de forma mais aprofundada as soluções do G Suite, se tornaram, então, Google Guides, auxiliares que conseguem ajudar seus times com dúvidas corriqueiras. Assim, o que antes poderia ser um motivo para ocupar os times de suporte técnico da empresa, deslocando esforços que poderiam ser empregados em atividades mais estratégicas, agora pode ser solucionado com uma ajuda de alguém que está totalmente inserido no contexto do dia a dia.

“O sucesso do projeto passou por uma Gestão Estruturada de Mudança, com metodologia moderna e ágil focada em pessoas, processos e tecnologia. Ações de engajamento e transferência massiva de conhecimento geraram ótimos e duradouros resultados, fortalecendo a cultura digital da Krona, permitindo consolidar o processo estratégico de transformação”, complementa Rômulo Simas, sócio- fundador e Diretor de Inovação da Movti.

Quais os ganhos da migração?

Matos conta que os benefícios podem ser medidos duas frentes principais, contando com os ganhos em orçamento, não divulgado, dedicado aos times de TI, que conseguiram desonerar equipamentos antes dedicados ao armazenamento e processamento de dados de empresa, o que passou a ser tarefa do Google Cloud. “Tivemos ganhos diretos e adjacentes. No direto, quando negociamos com o Google, tivemos um ganho financeiro expressivo ao ponto de logo ser aprovado pela presidência da organização. Com os ganhos adjacentes, a performance dos funcionários aumentou muito”, afirma. “Temos o hábito de fazer reuniões via Hangouts Meet, o que também gera economia com deslocamento. Os funcionários dizem que não sabem mais viver sem essa solução. O projeto do Google foi um sucesso e a integração ótima. A segurança que temos é fantástica” ressalta o executivo.

“Tivemos ganhos diretos e adjacentes. Diretamente, quando negociamos com o Google, tivemos um ganho financeiro expressivo ao ponto de ser aprovado agilmente pela presidência da organização. Como ganhos adjacentes, a performance dos funcionários aumentou muito.”

Sidnei Marcelo Moreira de Matos - Gerente de TI da Krona

A tecnologia da computação em nuvem permite que empresas de qualquer tamanho, nascidas ou não no mundo digital, possam processar, armazenar e analisar seus dados de forma segura, sem precisar de uma infraestrutura física local. Ao utilizar recursos como esse, as companhias conseguem implementar de maneira mais fácil e ágil soluções de Inteligência Artificial e machine learning, além da automatização de processos internos que podem impactar nos usuários finais destes recursos.

Confira esse Case no site do Google Cloud
Baixe o Case completo aqui

Quais os benefícios da nuvem?

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro

FALE COM UM ESPECIALISTA

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades