CASE DE SUCESSO

Movti e Treasy trabalham para otimizar custos de infraestrutura

Fundada em 2013, a Treasy já nasceu na nuvem, oferecendo uma ferramenta de cloud computing SaaS (Software as a Service), para simplificar a gestão orçamentária e democratizar o acesso às boas práticas de planejamento e resultado.

A sede fiscal da Treasy fica em Joinville (SC), mas a equipe de 15 pessoas trabalha remotamente, em todas as regiões do país. “Aliar o trabalho remoto com a otimização das atividades trouxe muitos resultados. Como somos uma startup, estamos atingindo um break even muito bom e fazendo implementações para que futuramente busquemos uma rodada de investimento”, revela Rafael Miranda Möller, CTO da Treasy.

A empresa trabalha principalmente com pequenas e médias empresas dos setores de comércio, indústria e serviços. Atende desde empresas com maturidade para fazer a gestão orçamentária, quanto aquelas que precisam mais que a ferramenta, ou seja, a metodologia e o suporte de serviço da equipe da Treasy.

A plataforma terceiriza as demandas do setor, por meio da criação do orçamento empresarial, para oferecer previsibilidade de resultado. Além disso, gera e analisa relatórios gerenciais, estrutura o controle financeiro e acompanha os resultados planejados versus realizados.

A ferramenta Treasy ainda gera gráficos indicadores e relatórios gerenciais dos resultados e pode ser completamente integrada ao ERP já existente no cliente.

O diferencial da startup em relação à concorrência é a conjugação de produto, mais a metodologia e serviço de apoio, chamado de CaaS (Controller as a Service). Tudo isso junto dá aos clientes a tranquilidade de utilizar os processos.

Tendências no mercado de SaaS

O mercado em que a Treasy atua, em geral, já está habituado com soluções de cloud computing, mas ainda há empresas que precisam ser convencidas de sua eficiência. “Como todo SaaS, é sempre um desafio para nossa área de Customer Success e vendas atrair novos clientes e engajar estas empresas”, afirma o executivo.

Segundo Möller, a startup veio para atender as empresas que trabalham com planilhas e não sabem planejar um orçamento. As empresas precisam ter um planejamento para ter maior previsibilidade, principalmente com a atual variação cambial e a situação econômica. Mas, como não há esta cultura nas pequenas e médias, a Treasy busca educar as empresas nas boas práticas de planejamento. 

“É um trabalho de formiguinha, não acontece da noite para o dia. Nosso blog atrai mais de 400 mil visitantes/mês. É difícil ter um conteúdo que traga tantos visitantes mensais. O desafio é atrair estas empresas que não pensam no planejamento para que passem a planejar, pagar e colher os resultados”, explica.

Além disso, a área de Controladoria é estratégica na empresa e está implantada fisicamente. Então, afirma ele, o maior desafio é levar esta realidade física para a realidade remota. “Não é apenas o software, mas as empresas têm de entender que, por trás da solução, há uma equipe trabalhando para elas”, ressalta.

Como uma empresa jovem, a Treasy participou de vários programas de inovação do Google for Startups, o que lhe permitiu levantar muitos investimentos. Só para dar uma ideia, o ritmo de cescimento para as startups da comunidade é acelerado: em média, o volume de investimento de venture capital tem crescido 108% ao ano.

Com o amadurecimento, a startup, além de focar em seu produto, passou a pensar em estratégias para otimizar os custos de sua infraestrutura em cloud computing com a Google. Foi neste momento que surgiu a Movti Cloud Solutions, para ajudar com a Google Cloud Platform (GCP), que permite administrar todos os softwares, armazenamento e serviços que a empresa utiliza.

Como foi a implementação da GCP na Treasy

A administração da Treasy com a utilização da GCP mudou completamente. Todas as ferramentas disponibilizadas permitiram à startup gerenciar sua infraestrutura com mais tranquilidade. O que deu mais impulso na produtividade para focar no produto da empresa.

Os desafios técnicos incluíam ter uma infraestrutura otimizada, escalável e com custo adequado. A Movti auxiliou a empresa com algumas opções de projetos que rodavam com as mesmas tecnologias. Em uma semana, o projeto estava pronto. 

A infraestrutura foi migrada para Google Kubernetes Engine, que é um sistema de código aberto para orquestração e gerenciamento de clusters para aplicativos baseados em contêineres.

“Estávamos bem estruturados, optamos pela parceria para acelerar o processo e pensar no produto, que é o que move o ponteiro de resultados. Acho que este foi o maior desafio do negócio, criar algo que escalasse, principalmente em relação ao site. Conseguimos achar uma solução muito eficiente e que roda em outros sites que têm muito mais acessos, talvez mais que o nosso, que são os sites de notícias e entretenimento”, explica o executivo.

O site, que era em wordpress, foi totalmente remodelado e migrado para a GCP. A solução encontrada foi criar uma área de administração separada da área que os clientes acessam, o que evita problemas.

A migração foi muito rápida, porque a infraestrutura do banco de dados já estava no Cloud SQL. “Foi muito rápido restaurar, copiar os arquivos, trazendo o storage. O que eu mais gosto no Cloud SQL é o restore do backup, que é muito fácil e ágil. Agora, o que demorou um pouco mais é que havia alguns requisitos técnicos, que foram solucionados. O planejado era de estar rodando no final da segunda semana, o que realmente aconteceu”, diz Möller.

Com o trabalho realizado com a Movti, a Treasy reduziu mais de 30% do custo da infraestrutura, para trabalhar em um tamanho adequado, além de ganhar tempo para pensar no negócio.

Vantagens da migração da infraestrutura

Uma das maiores vantagens que o uso da GCP trouxe para a Treasy é o monitoramento automático da infraestrutura.  “Já contávamos com o Prometheus para extrair estatísticas das aplicações. Mas agora trabalhamos com métricas da infraestrutura, o que nos leva a uma rotina mais tranquila. Até as notificações de atualizações do Google nos permitem um melhor planejamento”, explica Möller.

A plataforma GCP também teve um papel muito forte em relação à autonomia dos funcionários, principalmente para a equipe técnica, na definição dos papéis de cada um, além de outras áreas poderem acessar as informações. 

Outro benefício mencionado pelo diretor de tecnologia, é em relação à documentação do Google. “Acho que, para os técnicos, ela é muito mais fácil e prática. É uma linha de aprendizado muito boa e nos dá oportunidade de fazer treinamentos com novas ferramentas”, explica ele. 

Para os outros funcionários, o destaque fica por conta do Google Workspace, ferramenta que já nasceu colaborativa. “Todas as aplicações disponibilizadas nos ajudam muito no dia a dia”, destaca Möller.

Segundo ele, o Google Workspace permite dar acesso a funcionários habilitados, o que é muito importante para uma empresa de SaaS, além de aprimorar a comunicação entre os colaboradores.

Recentemente por conta de uma ferramenta que seria descontinuada, a Treasy mudou seu licenciamento do Google Workspace para uma licença onde é possível gravar as reuniões, o que facilita muito o trabalho. “As reuniões gravadas nos ajudam muito e podemos até fazer uma transcrição, usando outra ferramenta que é o Speech to Text, que usamos também para a transcrição de nossos podcasts.”

Outra ferramenta que a Treasy está utilizando é o BigQuery, que é o banco de dados da Google para Big Data, bem como o Google Ads e o Analytics. Porque para uma empresa SaaS B2B, é preciso gerenciar o acesso de visitantes. “Eu não sei qual é o acesso de outros grandes players, mas nossos resultados de otimização de SEO são muito bons. Para criar conteúdo, é preciso estar muito atrelado aos resultados para aparecer no início da página do Google. E nós sabemos fazer isso”, ressalta o executivo.

Benefícios da migração

Para Möller, os três principais benefícios da GPC são: 

  • Custo, primordial para qualquer negócio, 
  • Disponibilização de documentação, que permite resolver muita coisa na empresa por conta própria, 
  • Parceria com a Movti, que pode vir a ser também um player de billing;
  • Segurança proporcionada pela Google. 

30%

de redução de custos
na infraestrutura

100%

Foco no desenvolvimento do produto

Agilidade nos negócios

Para o futuro, a Treasy pretende expandir o uso de ferramentas. “Como trabalhamos com previsibilidade, está em nossos planos trabalhar com o Machine Learning da Google. Primeiro precisamos fechar várias coisas para trabalhar com o modelo, mas certamente há outras ferramentas e APIs da Google que sempre nos interessam. É muito fácil de utilizar e tem muita documentação. Além disso, temos vários desafios em relação ao marketing e, se houver algum programa relativo a isso, estamos interessados”, revela o executivo.

 

E para a startup que quer trabalhar com o serviço em nuvem, Möller aconselha: “Para ter uma infraestrutura robusta, não há como não falar de Kubernetes e, em consequência, na Google. Sempre tem um grande passo na empresa, que é trazer o banco de dados, é um grande problema e eu recomendaria porque funcionou para a Treasy. E se a empresa pensa em contratar a GCP e quiser economizar de 5% a 10% inicialmente ao mês, contrate a Movti. Esse é o primeiro passo. Se você está pensando em otimizar custos trabalhe com um player como a Movti.”

A Movti Cloud conta com diversos serviços de computação em nuvem para dar escalabilidade aos seus workloads. Entre eles Instâncias, Kubernetes Engine e Cloud Functions.

Conheça mais sobre as soluções em computação em nuvem

Líderes no Quadrante Mágico do Gartner

Se sua empresa pretende fazer a migração da infraestrutura de cloud computing e criar uma rotina mais segura, com especialistas no assunto, entre em contato com a Movti Cloud Solutions.

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro

FALE COM UM ESPECIALISTA