CASE DE SUCESSO

Como o SBT SC vem usando a tecnologia Google para se tornar uma empresa muito mais eficiente e conectada

O SBT Santa Catarina é uma empresa com vocação para o sucesso, surgiu com a proposta de uma programação qualificada e abrangente. Amparada pelo Sistema Catarinense de Comunicação, a emissora tem cobertura em todo o estado. A empresa procurou o Google por uma necessidade de facilitar a comunicação entre os seus colaboradores que ficam muitas vezes distantes fisicamente, porem precisam trabalhar como equipe onde quer que estejam. Os 250 colaboradores do SBT santa cataria se dividem em sete escritórios espalhados pelo estado.

Case SBT

Desafios Tecnológicos

O SBT Santa Catarina é uma empresa que tem diversas sedes pelo estado, fazendo com que sua equipe fique pulverizada, ou seja, muitos colaboradores estão distantes fisicamente da sua equipe direta.

O principal desafio do SBT nesse ponto era fazer com que pessoas distantes fisicamente conseguissem trabalhar de forma integrada, colaborativa e ágil. Os 150 funcionários da empresa, precisam estar conectados, para poder produzir conteúdo e chegar aos resultados esperados.

A plataforma anterior ao Google deixava o e-mail fora do ar por mais de 8 horas mensais, esse era um ponto de melhoria de extrema urgência para a equipe de TI. Como o mercado da comunicação trabalha com noticias instantâneas, é preciso ter agilidade na troca de informações, se pensar na área comercial o desafio era maior ainda, a equipe precisa de agilidade na hora de enviar propostas e fechar negociações.

Outro desafio encontrado no SBT Santa Catarina era a falta de mobilidade dos colaboradores, principalmente da área comercial, o vendedor precisava chegar até sua estação de trabalho para receber e enviar e-mails, isso gerava um atraso nas propostas e negociações.

Soluções

Para solucionar as dificuldades técnicas do dia-a-dia do SBT SC, a MOVTI implantou a plataforma G Suite visando sempre melhorar o desempenho de cada área. A primeira fase da implementação foi de migrar os serviços de e-mail, agenda e Hangouts para o G Suite. Esta fase já foi realizada e com sucesso, os colaboradores da equipe do SBT já estão usando os soluções Google em 100% do seu tempo.

A segunda fase do projeto, sera com treinamentos específicos para cada área, para mostrar como o G Suite pode ajudar efetivamente as equipes a terem um desemprenho melhor.

Esta melhoria contínua faz parte do processo de adoção, o que aumenta os benefícios constantemente.

Os colaboradores do SBT Santa Catarina, com a plataforma Google, tem total mobilidade no trabalho, todas suas informações estão no smartphone, computador ou em qualquer device que eles tenham acesso.

Palestra com equipe de vendas

A MOVTI realizou uma palestra motivacional no 2º encontro comercial do SBT Santa Catarina, com conteúdo especifico sobre como o Google poderia auxiliar a equipe de vendas e quais ferramentas a equipe poderia usar para agilizar processos e alcançar objetivos. O nível de adesão da equipe comercial é bem alto, como a necessidade de mobilidade e comunicação da equipe é grande, a solução Google foi muito bem recebida por todos.

Gmail

Utilizando o Gmail, os colaboradores do SBT conseguem se organizar de forma mais eficiente, com filtros e marcadores. A partir do momento que começaram a usar a plataforma Google, os spans reduziram a praticamente zero, ficou mais fácil de se organizar e a comunicação com os colegas ficou a um toque, utilizando o Hangouts no Gmail.

O SBT costumava ter oito horas de paralisação por mês nos e-mails, para uma área comercial que precisa de agilidade na entrega de propostas, isso era um grande problema, hoje com o G Suite esse numero reduziu a zero, os colaboradores do SBT estão sempre conectados. O G-mail fica salvo na nuvem, ou seja, os colaboradores podem acessar de qualquer device que tenham acesso.

Google Hangout

O Google Hangouts possibilita os colaboradores do SBT se comunicarem com qualquer pessoa com apenas um toque, o Hangouts fica disponível dentro do e-mail e as chamadas com áudio e vídeo são ilimitadas, para as pessoas poderem dividir suas ideias e chegar a um resultado muito melhor.

Os diretores do SBT, que ficam espalhados em varias filiais do estado, se reúnem uma vez por semana para o rotineiro alinhamento de resultados e metas, antes era feito por telefone, gerava custos para a empresa e o nível de inteiração durante as ligações era baixo.

Hoje os diretores podem falar ilimitado, nessa e em outras reuniões do grupo, com total interação de áudio, vídeo e compartilhamento de tela.

O SBT usa o Hangouts também para falar com seus correspondentes internacionais, ao vivo em programas como SBT Meio-dia, com alta qualidade e o repórter tem total mobilidade para gravar com seu device em qualquer lugar do planeta em que ele estiver.

Drive

Com o Google Drive, os colaboradores podem transferir informações de forma segura e ágil para qualquer colega de trabalho, na plataforma antiga os funcionários acabavam usando soluções paliativas, muitas vezes em contas pessoais e sem privacidade no conteúdo, ou seja, seu material era jogado na rede.

Google Calendar

O Google Calendar é uma ferramente interativa onde todos os colaboradores podem ter acesso a agenda dos colegas de trabalho que permitirem o acesso, fazer convites para reuniões, organizar seus horários de forma simples, rápida e de qualquer lugar.

Mudança de planos é uma situação recorrente em todas as empresas e o SBT não é diferente, no Google Calendar é possível alterar horários, fazer convites para reuniões e tudo totalmente personalizado por cada colaborador.

“Na equipe de TI nós compartilhamos todas as planilhas de erros de operação, não precisamos mais compilar os resultados todo fim de mês.”

Marcoantonio Gemelli . Coordenador de T.I do SBT Santa Catarina

Resultados

O SBT Santa Catarina agora não precisa mais se preocupar com perda de e-mails, por falha do device ou outros imprevistos, a recuperação de e-mail se tornou muito mais fácil pois esta tudo na nuvem.

Os colaboradores estão mais conectados, não é preciso fazer ligações telefônicas e gastar dinheiro para realizar reuniões, agora eles podem se comunicar ilimitado com o Hangout. Os arquivos são compartilhados de forma segura e ágil, com total controle de informação e a produção de contudo é totalmente colaborativa, através da edição conjunta dos documentos. A mobilidade dos colaborados gerou ótimos resultados, principalmente na equipe de jornalismo e comercial, com o G Suite eles conseguem criar em conjunto, mesmo em diferentes lugares do estado.

A equipe de Recursos Humanos do SBT usa o Hangout para fazer entrevista com candidatos que estão longe do escritório geograficamente e também otimizar o tempo dos entrevistadores, já que não precisam se locomover, conseguem entrevistar mais candidatos durante o período de seleção.

Todo o processo de planejamento e negociação levaram 15 dias e a parte de implantação do G Suite levou 45 dias. Ou seja, em 2 meses a primeira etapa do projeto, que era disponibilizar a plataforma Google para os colaboradores do SBT, já estava concluída. Agora vamos para a segunda etapa que são os treinamento específicos para as áreas da empresa, cerca de 90% dos colaboradores do SBT já usam a solução Google em sua vida pessoal, portanto o processo de mudança foi natural.

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro

FALE COM UM ESPECIALISTA