Etapas de Migração para Google Cloud

O processo de migração Movti leva 100% dentro de si, os conceitos e fases do Google Cloud Adoption Framework, que por sua vez foi entendido e adaptado às rotinas internas da Movti. No Cloud Adoption Framework, temos 4 divisões principais.

  • Learn
  • Lead
  • Scale
  • Secure.

Build with

Google Cloud faz parte do seleto grupo de competidores Líderes no Quadrante Mágico do Gartner que selecionamos para entregar o melhor da tecnologia aos nossos clientes. Como parceiros Premier Google Cloud possuímos diversas certificações que garantem excelência técnica na condução e entrega de projetos de infraestrutura em nuvem.

Cloud Adoption Framework

Learn

Lead

Scale

Secure

Toda migração realizada pela Movti é descrita por 5 etapas principais. Levantamento, Preparo, Migração, Validação, Finalização. Essas 5 principais fases são disseminadas em atividades na ferramenta de projeto usada para o projeto e entram junto nas sprints de assessment, fundação, setup, testes e qualquer outra necessária para o projeto.

Levantamento

Descoberta e avaliação das cargas de trabalho existentes do cliente:

 

  • Identificação e verificação dos requisitos do cliente para cargas de trabalho a serem migradas para o Google Cloud:
  • Plano de migração para atender aos requisitos do cliente, incluindo detalhes sobre o inventário do total de cargas de trabalho a serem migradas, considerações específicas sobre migração de aplicativos ou alterações necessárias no aplicativo

Nesta etapa é feito as reuniões de assessment e solicitadas as permissões necessárias para executar a migração dos ambientes. Uma conferência de kick-off técnico é realizada para discutir os principais pontos técnicos do projeto, evitando pontas soltas na migração, por isso é importante ter a participação do responsável técnico tanto da Movti, como do cliente. Aqui temos a presença dos conceitos do Learn, onde a parte estratégica de condução do projeto é realizada e responsabilidades são delegadas.

Preparo

  • São divididas as cargas de trabalho em ondas ou sprints de migração distintos e as considerações que os orientam
  • São identificadas possíveis lacunas nos serviços e métodos de mitigação do Google Cloud
  • É feita a Identificação e rastreamento de riscos e problemas de bloqueio que impedem a migração
  • É feito o mapeamento de serviços, processos de suporte e requisitos

As atividades são descritas na ferramenta de projeto utilizada em formato de itens, que seguem o mesmo formato padrão (assessment, fundação, setup, testes e finalização) mas são alteradas dependendo da necessidade do cliente. Nesta mesma etapa são solicitados todos os acessos necessários para desenvolver as atividades de migração. Levando em consideração todos os conceitos do Architecture Framework para estipular as atividades de arquitetura de ambiente. Além do Architecture Framework, aqui temos a presença do Lead, que por sua vez, auxilia na designação de atividade e time de forma assertiva, com prazos e objetivos.

Validação

A validação da aplicação é feita pela Movti e pela equipe técnica do cliente através de testes de acesso com links de homologação e banco parcialmente atualizado. Os testes de performance da aplicação devem ser feitos a partir do monitoramento, fornecidos pelas ferramentas homologadas, que é uma parte da etapa de SETUP que existe em todos os projetos.

Finalização

Após a validação é necessário trazer estabelecer uma janela de transferência dos dados incrementais e realizar a virada de DNS. Para isso é necessário conversar com o cliente sobre qual seria o melhor horário para realizar as atividades anteriormente descritas, declarando uma previsão de tempo de downtime da aplicação. Após esta etapa final de migração está concluída a migração e então são feitas as reuniões de encerramento e repasses.

Fundação

Etapa padrão com presença forte do conceito de Secure, onde é criado as redes, projetos, regras padrão de firewall e tudo que é base comum para todos os projetos.

Migração

depende da quantidade e do tipo de workloads a serem migrados. Necessário construir as esteiras de deploy para aplicações serverless ou construir o script de inicialização caso seja usado grupos de instância para disponibilizar a aplicação. Após a configuração dos workloads é necessário trazer os dados do cliente para que a validação da aplicação seja feita. Nessa etapa, vemos fortemente o conceito de Scale e de Secure do Adoption Framework, pois toda automação do processo é feita nessa etapa, sendo literalmente a execução da migração, e o ambiente moldado com boas práticas de segurança.

Know How Movti

Nosso respeito pelo investimento do cliente é a nossa essência. E como parceiros Premier Google Cloud, somos guiados pelos padrões instituídos pelo Google. Possuímos diversas certificações que nos capacitam para implementar e garantir uma sustentação de excelência aos nossos clientes. Também somos uma ótima empresa para se trabalhar, tendo conquistado pelo segundo ano o selo GPTW, pois acreditamos que as pessoas fazem a diferença em cumprir nosso propósito de "transformar a vida das pessoas com tecnologia".

Certificações

FALE COM UM ESPECIALISTA

Comece hoje a transformação do seu negócio para o futuro