Ciber-resiliência com o Google SecOps
Ao invés de descartar os investimentos anteriores em segurança, a Movti desenhou uma estratégia de integração. Diferentes fontes, como Cloudflare, Fortinet, Crowdstrike, Forescout, Hillstone e Senhasegura, foram integradas, consolidando-as no Google SecOps, que se tornou uma central de comando.
A plataforma foi potencializada por IA com a integração do Gemini Security Operations, Google Threat Insights e VirusTotal, permitindo a correlação de eventos em tempo real e a detecção automatizada de ameaças.
A Movti ainda entregou uma camada de serviço gerenciado ao estabelecer um SOC (Security Operations Center) 24×7, operado pela Movti e estruturado em diferentes níveis de especialização para triar, monitorar, investigar e buscar proativamente ameaças e vulnerabilidades.
Inteligência industrial
Para digitalizar a produção, a Movti implementou uma arquitetura de IoT (Internet das Coisas) robusta. Sensores instalados em equipamentos críticos passaram a enviar dados de telemetria em tempo real para o Google Cloud.
Utilizando o Vertex AI, foram desenvolvidos e treinados modelos de Machine Learning específicos para o cenário agroindustrial da UISA, capazes de prever falhas mecânicas e recomendar ajustes de parâmetros operacionais autonomamente.
Além da proteção de ativos, a IA foi utilizada para otimizar o processo central da companhia: a produção de açúcar. A operação manual impedia a padronização, resultando em tempos de ciclo inconsistentes e perda de eficiência.
Utilizando o Vertex AI, a Movti aplicou algoritmos de otimização ao processo de cozimento da matéria-prima para analisar variáveis e ajustar parâmetros em tempo real, garantindo que o cozimento atinja o ponto ideal sem depender apenas da intuição do operador.
Otimização e automação de processos de back-office com Agentes de IA
A Movti implementou um MVP do Google Agentspace/Gemini Enterprise com dois “profissionais digitais”: o Analista e o Auditor.
Esses agentes de IA transformaram a gestão de contratos, antes presa em PDFs, em um processo dinâmico. Eles extraem informações, analisam cláusulas e monitoram a conformidade.
Esses agentes foram integrados ao Google Workspace, incluindo Drive, Gmail e Calendar, além do BigQuery, permitindo acesso estruturado às informações e suporte contínuo aos processos de governança contratual.
A Movti ainda ajudou na automação fiscal da UISA. Com IA Generativa e o Vertex AI, a Movti criou uma solução capaz de automatizar o processamento de Notas Fiscais (NFS-e). Ela realiza a extração inteligente de dados a partir de documentos em PDF, valida informações e as integra ao TOTVS Fluig e SAP, incluindo a criação automática de transações sem intervenção humana, reduzindo o tempo de processamento de minutos para segundos.