Com a GCP, a myTapp ganhou agilidade, pois deixou de investir tempo no aprendizado da tecnologia e passou a focar mais no negócio em si. Tanto que muitos clientes relataram a melhora após a migração, o que aprimorou consideravelmente o relacionamento.
Mas, segundo Bodanese, houve alguma resistência entre os donos dos estabelecimentos, por causa da dependência muito grande em relação à internet. Mas o tempo mostrou que é muito mais fácil ocorrer um problema em um servidor dentro do cliente, do que com a internet.
“Houve casos em que havia 110 máquinas em um estabelecimento e para acontecer um problema era muito fácil. Quando ocorre uma falha num servidor físico, geralmente é fatal. Então aconselhamos a ir direto para a nuvem”, afirma.
Embora a internet possa cair, a myTapp recomenda aos clientes ter dois links de provedor. “Se um deles cair, o roteador faz uma redundância e se conecta no outro. Pretendemos no futuro criar um sistema de redundância nosso, assim quando a internet volta o sistema sincroniza”, garante.
Mas para uma startup que pretenda migrar sua infraestrutura para a nuvem, Bodanese recomenda: “O que acabou nos atraindo muito para a Movti foi que, além da expertise para proporcionar uma infraestrutura moderna, ainda oferece a sustentação 24×7. Isso nos deixa tranquilos, sabendo que qualquer problema que haja, podemos contar com profissionais especializados que nos auxiliam a resolver os problemas da melhor forma possível. Somente assim, temos cloud computing na eficiência dos negócios”, conclui.