Fundada em 1990 pelo Dr. Paulo Zahr em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a OdontoCompany é hoje a maior referência no ramo de clínicas odontológicas no Brasil, atualmente com mais de 1.700 unidades espalhadas pelo país.
CASE DE SUCESSO
OdontoCompany fortalece sua estrutura operacional e segurança com Movti e Google Workspace
Recentemente, a empresa deu um passo crucial em sua trajetória, ingressando em uma jornada de transformação digital através da adoção do Google Workspace em parceria com a Movti.
Foi uma decisão pautada na necessidade de fortalecer a estrutura operacional e a segurança digital da empresa, que precisava superar esses desafios para continuar crescendo em ritmo acelerado.
Confira todos os detalhes deste case de sucesso entre Movti e OdontoCompany!
Desafios operacionais e a necessidade de transformação
No cenário dinâmico das clínicas odontológicas, o rápido crescimento da OdontoCompany desencadeou uma série de desafios operacionais complexos.
À medida que a empresa se expandia por meio de franquias, a necessidade de uma transformação digital se tornava cada vez mais evidente. Wellington Santos, Especialista em Segurança da Odontocompany, destacou a urgência que o time identificou em otimizar a cibersegurança dentro das franquias:
“Nós identificamos um problema frequente de segurança com os e-mails das franquias. Eram comuns os recebimentos de spam, phishing, e isso nos causou uma preocupação. Tentamos, de início, colocar uma ferramenta separada na frente do e-mail que utilizávamos, um antiphishing, um antispam.” conta ele, antes de conhecer os recursos de segurança do Google Workspace.
Parceria estratégica com a Movti
Nesse contexto, a parceria estratégica com a Movti, que veio por meio de uma indicação, surgiu como a resposta para os desafios enfrentados pela empresa. Wellington revela que, ao conhecer o Google Workspace, os profissionais viram que essa seria a solução ideal:
“Quando a Movti nos apresentou o Google Workspace, vimos nessa solução toda a questão de segurança que estávamos procurando em uma ferramenta externa. Backup, auditoria de e-mails, até mesmo as próprias soluções de antiphishing.”
A parceria não visava apenas resolver questões imediatas de segurança; ao longo das conversas entre a equipe da Movti e da OdontoCompany, ficou claro que a colaboração também era um desafio e traria, a curto, médio e longo prazo, resultados importantes na dinâmica da equipe.
André Wycoski, líder de TI na OdontoCompany, também cita esses desafios relacionados à transparência e comunicação e que logo viriam a ser sanados com o Workspace:
“A própria questão de suporte do provedor também precisava de relatório e não tinha. Não havia como mapearmos quantas contas existiam, por exemplo. Não era efetivo, era só por e-mail e não conseguíamos marcar reuniões ou conversar com o suporte de forma mais rápida.”
Alexandre Ricoy, Diretor de Tecnologia na OdontoCompany, releva um pouco dos bastidores do processo de negociação e apresentação dessa ambiciosa parceria:
“Eu lembro quando apresentei o projeto para o nosso presidente, o Dr. Paulo. Ele falou, ‘Caraca, dá para começar agora?’”
Implementação do Google Workspace
Após a negociação com a Movti e o fechamento da parceria, começou o processo de migração.
Mas essa transição de todos os e-mails e dados era complexa. Francisco Assis, também do time de Infraestrutura da Odonto, revelou:
“Nós tivemos um gargalo na migração, pois os servidores da plataforma antiga caíam o tempo todo e não havia como trocar senha em massa. Nisso, a Movti também nos ajudou bastante.”
Visto toda a complexidade que o projeto exigia, a implementação foi concluída dentro do prazo estipulado de dois meses, com o apoio do time técnico da Movti.
Sobre este momento, Alexandre acrescenta:
“Tudo foi bem planejado e foi executado somente o que estava dentro do planejamento. Isso foi fundamental para o sucesso do projeto. Particularmente falando, foi uma experiência muito boa.”
Para este processo, a divulgação para a própria equipe sobre a mudança que estava ocorrendo foi crucial. Letícia Ferreira, do time de Marketing da empresa, foi quem direcionou toda a comunicação, como relata Alexandre:
“A comunicação nesse projeto foi fundamental. Nós temos quase duas mil clínicas e vamos mudar a vida dessas pessoas. Então, toda semana a Letícia disparou comunicações massivas para que as pessoas se acostumassem com essa nova tecnologia. No final, tivemos um impacto muito pequeno na virada.”
Os resultados e impactos na eficiência operacional
Com a adoção abrangente do Google Workspace, a OdontoCompany viu transformações profundas em sua eficiência operacional.
A primeira delas foi na segurança do e-mail, agora todo centralizado no Gmail. Sobre essa mudança, que une segurança e colaboração, Alexandre cita:
“Vimos que, com o Google, nós entregamos segurança, rastreabilidade e certeza de entrega de e-mail aos franqueados. E mais do que isso, entregamos uma plataforma completa para eles. De colaboração. Eu acho que esse é o grande valor agregado do projeto.”
A comunicação entre as franquias, um dos principais desafios identificados lá no início, atingiu um novo patamar de fluidez, impulsionando uma colaboração mais eficaz.
A introdução das ferramentas integradas do Google Workspace facilitou a organização de agendas, possibilitou reuniões virtuais eficazes e promoveu o compartilhamento instantâneo de documentos cruciais em tempo real.
Sobre esses impactos, Letícia revela:
“Como tenho bastante contato com os franqueados, já era um pedido deles essa troca da plataforma. Eu tive vários feedbacks deles vindo agradecer a troca, dizendo que agora eles estão utilizando um e-mail mais seguro, que não está mais chegando nenhum tipo de spam, e que agora eles utilizam todos os aplicativos do Workspace.”
Depoimentos dos franqueados da Odontocompany
Sobre esses feedbacks dos franqueados da OdontoCompany, separamos alguns deles abaixo, que mostram, de forma efetiva, como eles foram impactados pela mudança da antiga plataforma para o Google Workspace com a Movti:
“Primeiramente, vejo um avanço muito grande por parte da franqueadora na migração para o Gmail, visto que é uma das melhores plataformas de e-mail do mercado e, junto com ele, ganhamos os pacotes de ferramentas que o Google nos oferece. A migração foi de extrema facilidade pois só precisamos logar no Gmail e pronto. Outro ponto relevante é que quase todas as nossas funcionárias eram mais familiarizadas com o Gmail e isso fez com que a migração fosse ainda mais tranquila, pois quando não estamos acostumados com uma nova ferramenta, a tendência é bloquearmos aquilo, porém, por ser uma plataforma muito utilizada, a migração foi ainda mais fácil.”
Rafael - OdontoCompany Cosmópolis
“Letícia, quero parabenizar a iniciativa que vocês tiveram de mudar o servidor de e-mail, para o Gmail. Nós, franqueados, ganhamos muito com essa migração. Agora conseguimos ter muito mais segurança nos e-mails que recebemos e também velocidade nos acessos. Outra coisa muito boa é que mantivemos os nossos endereços.”
José Gaspar - OdontoCompany Santa Fé do Sul
“Migramos nossos e-mails para o Gmail recentemente e percebemos uma grande diferença, principalmente relacionado à segurança dos e-mails, estabilidade e velocidade.”
Cláudio Morales - OdontoCompany Perus
O que o cliente têm a dizer sobre a parceria com a Movti
Depois de todo esse processo que trouxe muito sucesso e resultados expressivos para a OdontoCompany, Wellington destaca:
“Esse era um projeto grande. Quando começamos a falar dele, o medo também era grande, proporcional ao tamanho do projeto. E assim que começamos a planejar, me senti totalmente seguro em fazê-lo com a Movti.”
André relata sua experiência com a Movti e cita que foi bem amparado em todo o processo:
“Nós conseguimos, junto com a Movti, montar uma estrutura bacana. Foi um ambiente bem homologado e depois aplicamos para a produção. Seguimos procedimentos internos, passamos pela gestão da mudança, passou pelo nosso comitê e, com isso, nos sentimos mais amparados para conseguir desenvolver o projeto.”
Francisco também comenta sua percepção do processo com a Movti:
“Nós tivemos segurança em todo o processo e sempre que precisamos de ajuda tivemos suporte.”
Letícia também acrescenta e cita sua experiência ao liderar a parte de comunicação da adoção do Workspace:
“Toda dúvida que eu tive na parte de comunicação eu perguntava às meninas de CS da Movti e vocês me ajudaram bastante com os comunicados para enviar aos franqueados. Eu tive um baita suporte da Movti.”
Alexandre finaliza trazendo sua visão geral sobre a parceria e enaltecendo o trabalho de todo o time, inclusive da gestora comercial da conta, nossa Executiva de Contas Maristela Rodrigues, que segue em plena comunicação com ele, mesmo após a conclusão do projeto:
“Com certeza, toda a negociação com a Movti foi feita de forma transparente, tranquila e com muita alegria. Isso foi bem legal. E depois que nós fechamos, a Maristela segue em contato comigo toda semana. Então, esse zelo que vocês têm com o cliente, isso é super legal.”
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Então, o que achou de acompanhar nosso case de sucesso desta essa parceria incrível e de excelentes resultados com a OdontoCompany?
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