A Solanum é mais um canal da Movti que se tornou um grande case de sucesso!
A empresa, sediada em Fortaleza-CE, é especializada na área de tecnologia e inovação e oferece soluções, tanto próprias quanto de parceiros, voltadas para a transformação digital das empresas.
Alexandre Porto de França, Diretor Comercial da Solanum, é a mente por trás do negócio, e lidera todo o trabalho de prospecção, vendas e relacionamento com os clientes da região em que atua.
A empresa tem revolucionado o mercado ao levar essas soluções de forma prática aos clientes, explicando o valor a gestores que não entendem do assunto, além de desmistificar a ideia de que “TI é custo” mas, sim, um pilar de apoio para o core business das empresas.
A Movti, é hoje, a maior parceira comercial da Solanum e ambas têm feito um trabalho em conjunto que vem trazendo ótimos resultados. Saiba mais a seguir!
Os diferenciais competitivos da Solanum
Mas, afinal, o que faz a Solanum ser uma empresa diferenciada?
Alexandre destaca dois pontos que enxerga serem cruciais:
“Eu tenho duas questões: o relacionamento; eu deixo o cliente muito confortável para só depois falarmos de negócio. E segundo, a transparência. Não faz sentido eu vender algo que o cliente já tem de graça ou que ele não precisa. Então, a transparência, a franqueza, a sinceridade, a gente ganha os clientes com isso.”
Ele também reforça que esse nível de sinceridade no relacionamento com os clientes, desde a pré-venda até o pós, tem trazido resultados muito positivos:
“A experiência dos nossos clientes com o pós-vendas da Movti é que não tem contradição entre o que a gente oferece, a entrega e a expectativa dele. Efetivamente, nós não temos problemas com isso e inclusive estamos recebendo indicações por conta dessa postura.”
O mercado de tecnologia no Nordeste
Estar inserido em um mercado em plena ascensão, no entanto, não é fácil.
O nordeste brasileiro tem crescido de forma constante no conhecimento e uso de soluções de tecnologia como a multi cloud e a concorrência é bastante acirrada.
Para se ter uma ideia, um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) trouxe dados que estimam um crescimento de 14,3% do mercado brasileiro de TI em 2022, um número maior do que a escala global, que é de 6,4%. De um total quando falamos em investimentos em tecnologia, 8,91% estão concentrados no Nordeste.
Para driblar a concorrência, Alexandre conta o que tem feito e como escolhe seus parceiros:
“Nós só trabalhamos com parceiros que já validamos e que a gente acredita. Neste caminho, nós temos mostrado ao mercado que temos feito um trabalho correto, que é o mais difícil, mas que é o que a gente acredita.”
Transformação digital através de trabalhos sociais
Além de toda a forma diferenciada no trabalho de relacionamento com os clientes e condução das negociações, a Solanum também se destaca pelo projeto social que realiza com jovens:
“Nós temos um projeto de capacitação profissional e estamos envolvendo as escolas técnicas profissionalizantes do estado desde 2016. […] Para 2023, temos um desafio muito grande: uma vez por semana, vamos fazer uma apresentação sobre nosso método de capacitação e aprendizado em TI e a ideia é levar esse projeto para 65 escolas e 130 empresas.”
Alexandre também mostra toda sua visão sobre a importância de investir na parte social, que vai muito além de apenas lucrar com um negócio:
“Eu acho que se cada um de nós fizesse a sua parte, a gente conseguiria crescer mais e deixar nossa sociedade muito melhor. Eu não acredito em um negócio bem-sucedido sem a parte social dele.”
A parceria entre Solanum e Movti
O começo da história entre as empresas surgiu assim que a Solanum foi fundada.
Alexandre já conhecia o Danilo Silva, Gerente Comercial da Movti, e o procurou pela confiança que já tinha no seu trabalho.
“Aos poucos, fizemos os primeiros negócios, conheci o time da Movti e hoje eu não me vejo trabalhando com outra empresa multi cloud. O nível da nossa parceria é muito grande e eu tenho uma expectativa muito positiva em relação ao futuro desse negócio.”
Ele também conta o que o fez se tornar um canal Movti:
“Eu sou muito fã dos produtos Google e ter uma referência como o Danilo, que sempre me entregou esse nível de excelência e experiência, foi muito importante. […] Sem contar o time da Movti, que tem pouca rotatividade. Isso é algo que passa confiança para a gente.”
E a expectativa é só de crescimento, já que, hoje, o portfólio da Movti atende a uma parcela de cerca de 80% do que os clientes da Solanum precisam.
O nível de satisfação dos clientes
A confiança no atendimento e nos produtos da Movti, atrelado à forma de trabalhar da Solanum trouxe impactos imediatos:
“Nossos clientes não pensam em mudar quando adquirem os produtos da Movti. Pelo contrário, eles estão só aumentando. Se isso está acontecendo, é porque está dando certo.”
Alexandre ainda nos conta sobre a experiência com um dos clientes:
“Nós temos um cliente que tem multi cloud, AWS, Backup, Sustentação, Keepit… o pacote completo. É um parceiro que temos muita transparência e eles estão muito satisfeitos.”
Para todo o time Movti, trabalhar com parceiros como o Alexandre e a Solanum, que além do olhar como negócio, ainda carrega todo um impacto social no mercado e na sociedade, é motivo de muita alegria.
Com toda a certeza, é um caminho que será muito longo e nossa parceria continuará a dar muitos frutos!
E você, também quer se tornar um parceiro Movti e garantir resultados como esses?
Então entre em contato através do site e saiba como se tornar um de nossos canais! Quem sabe você e sua empresa não serão nosso próximo case de sucesso?