Volta e meia o Google lança uma novidade relacionada a seus produtos. O pacote do G Suite, por exemplo, conta com avanços constantes – sempre movidos pelas tecnologias. Entre 2017 e 2018, foram implementadas mais de 300 novas funcionalidades. Uma delas, o Smart Compose.

Acoplado ao Gmail, ao Drive e ao Docs, o recurso oferece sugestões específicas para completar um texto. Funciona de maneira bem parecida com o autocompletar das mensagens que enviamos pelo smartphone.

Mas é claro que não é só isso. O Smart Compose não se restringe a um simples autocomplete. Sem dúvidas, representa um grande avanço para o ambiente corporativo.  Especialmente pelo fato de passarmos cerca de quatro horas diárias em função dos e-mails. A soma corresponde à metade de uma jornada de trabalho de 40 horas semanais – assustadoras mil horas por ano.

Apesar do recurso se estender também para o Docs e o Drive, no decorrer deste conteúdo estaremos mais focados no Gmail justamente para tentar fazer com que as empresas invistam pelo menos uma parte dessas mil horas anuais em outras atividades que não estejam relacionadas às nossas caixas de entrada e saída.

Novas possibilidades com o Smart Compose

A combinação de machine learning com IA fazem do Smart Compose uma feature inteligente. Pouco a pouco, a ferramenta identifica padrões nas mensagens compostas através do Gmail, tornando-se mais assertiva conforme é alimentada com vocabulário, expressões, contexto e estilo do usuário.

Inicialmente, durante a composição de um texto, nada acontece. Aos poucos, porém, as sugestões são feitas, aparecem em cinza claro na continuação da frase iniciada pelo usuário e, quando aceitas, basta apertar tecla tab. Este processo de automatização faz com que as equipes tenham mais tempo livre para dedicar a outras tarefas, menos operacionais e mais criativas ou estratégicas durante a jornada de trabalho.

Dentre as funcionalidades disponibilizadas pelo Smart Compose estão o preenchimento de saudações e a combinação de inúmeras frases para encontrar a melhor alternativa para cada ocasião. O sistema inteligente também pode inserir informações personalizadas, como dados pessoais ou endereço residencial, para que o usuário não precise repetir informações ou ações relacionadas.

Além do aumento da produtividade e da economia de tempo, a ferramenta ainda oferece maior segurança e profissionalismo, uma vez que segue as normas padrões do idioma em questão, evitando erros ortográficos e de digitação.

Não são todos que já tiveram a chance de conferir todo o poder do Smart Compose durante a composição de suas comunicações via texto. Até poucos meses atrás, a funcionalidade servia apenas para o idioma inglês. No entanto, aqueles que sentiram o gostinho inicial da novidade da família Google ficaram impressionados com a exatidão das sugestões.

Confira, abaixo, algumas opiniões reunidas pela reportagem especial do Elite Daily sobre o tema:

Smart Compose no Gmail é ASSUSTADOR principalmente por estar quase sempre certo.

A funcionalidade me faz perceber o quanto falamos por e-mail. Por um lado, é legal deixar a função com um robô. Por outro, é um pouco assustador pensar nisso a partir do ponto de vista do recipiente da mensagem: estou interagindo com um robô ou um humano?

Com o Smart Compose, estamos vivendo no futuro.

Sem dúvidas, o apoio da automação é essencial para otimizar atividades rotineiras nas organizações – em especial aquelas que precisam escrever uma quantidade elevada de mensagens e textos em geral.

Quem de vocês já conseguiu testar o Smart Compose? Compartilhem suas opiniões nos comentários!

Deixe um comentário