Neste artigo você vai entender um pouco sobre o conceito e como funciona o Cloud Computing. Bem, Cloud Computing é um termo usado para acessar diferentes serviços, incluindo ferramentas e aplicativos como armazenamento de dados, servidores, bancos de dados, redes e software pela Internet.

Os dados são armazenados em servidores físicos que são mantidos por um provedor de serviços em nuvem. Na Cloud Computing, os recursos do sistema do computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, estão disponíveis sob demanda, sem gerenciamento direto pelo usuário.

Em vez de armazenar arquivos em um dispositivo de armazenamento ou disco rígido, um usuário pode salvá-los na nuvem, possibilitando o acesso aos arquivos de qualquer lugar, desde que o usuário tenha acesso à web. Os serviços hospedados na nuvem podem ser amplamente divididos em infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Com base no modelo de implantação, a nuvem também pode ser classificada como nuvem pública, privada e híbrida.

Como funciona o Cloud Computing?

Se você quer saber como funciona o Cloud Computing, continue lendo. A nuvem pode ser dividida em duas camadas diferentes, ou seja, front-end e back-end. A camada com a qual os usuários interagem é chamada de camada front-end. Essa camada permite que um usuário acesse os dados que foram armazenados na nuvem por meio do software de Cloud Computing.

A camada composta de software e hardware, ou seja, os computadores, servidores, servidores centrais e bancos de dados é a camada de back-end. Essa camada é o principal componente da nuvem e é totalmente responsável pelo armazenamento seguro de informações. Para garantir a conectividade contínua entre os dispositivos que estão conectados via computação em nuvem, os servidores centrais usam um software chamado middleware que atua como uma ponte entre o banco de dados e os aplicativos.

A computação em nuvem pode ser descrita com base no modelo de implantação ou no tipo de serviço que o provedor oferece. Com base no modelo de implantação específico, podemos classificar a nuvem como pública, privada e híbrida.

Visto que ele pode ser classificado como IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço) com base no serviço oferecido pelo modelo de nuvem. Desta maneira, fica mais fácil entender como funciona o Cloud Computing, certo?

Leia também: Arquivos pesados ainda devem ser enviados por e-mail?

A seguir, para entendermos ainda mais sobre como funciona o Cloud Computing, falaremos sobre  classificação da nuvem com base no modelo de implantação. Vamos lá?

Como funciona o Cloud Computing: O que é nuvem privada?

Em uma nuvem privada , os serviços de computação são oferecidos em uma rede de TI privada para o uso dedicado de uma única organização. Também denominada como nuvem corporativa, corporativa ou interna, uma nuvem privada geralmente é gerenciada por meio de recursos internos e não é acessível a ninguém de fora da organização.

O Cloud Computing privado oferece todos os benefícios de uma nuvem pública, como autoatendimento, escalabilidade e elasticidade, além de controle adicional, segurança e personalização. As nuvens privadas fornecem um nível mais alto de segurança por meio de firewalls da empresa e hospedagem interna para garantir que os dados confidenciais de uma organização não sejam acessíveis a provedores de terceiros. A desvantagem da nuvem privada, no entanto, é que a organização se torna responsável por todo o gerenciamento e manutenção dos data centers, o que pode se mostrar bastante intensivo em recursos.

Como funciona o Cloud Computing: O que é nuvem pública?

A nuvem pública refere-se a serviços de computação oferecidos por provedores de terceiros pela Internet. Ao contrário da nuvem privada, os serviços na nuvem pública estão disponíveis para qualquer pessoa que queira usá-los ou comprá-los. Esses serviços podem ser gratuitos ou vendidos sob demanda, onde os usuários só precisam pagar por uso pelos ciclos da CPU, pelo armazenamento ou pela largura de banda consumida.

As nuvens públicas podem ajudar as empresas a economizar na necessidade de comprar, gerenciar e manter a infraestrutura local, já que o provedor de serviços em nuvem é responsável pelo gerenciamento do sistema. Eles também oferecem RAM escalável e largura de banda flexível, tornando mais fácil para as empresas dimensionarem suas necessidades de armazenamento.

Leia também: Afinal, o G Suite hospeda sites?

Como funciona o Cloud Computing:  O que é nuvem híbrida?

O tipo de Cloud Computing que usa uma combinação dos recursos de nuvem pública e privada é chamado de nuvem híbrida. O modelo de nuvem “o melhor dos dois mundos” permite uma mudança de cargas de trabalho entre nuvens privadas e públicas à medida que as necessidades de computação e custos mudam.

Quando a demanda por computação e processamento flutua, a nuvem híbrida permite que as empresas dimensionem sua infraestrutura local até a nuvem pública para lidar com o estouro, garantindo que nenhum datacenter de terceiros tenha acesso a seus dados.

Em um modelo de nuvem híbrida, as empresas pagam apenas pelos recursos que usam temporariamente, em vez de comprar e manter recursos que não podem ser usados ??por um longo período de tempo. Em resumo, uma nuvem híbrida oferece os benefícios de uma nuvem pública sem os riscos de segurança.

Concluindo:

O Cloud Computing trouxe uma mudança de 360 ??graus para a TI. O futuro da nuvem traz melhores maneiras de criar produtos e serviços, atender aos clientes e fazer descobertas tecnológicas incríveis. Os empreendedores que adotam o potencial do Cloud Computing certamente obterão uma vantagem competitiva nesse cenário em constante mudança, seja  nas ferramentas e softwares que escolhem, seja nas culturas que criam ou nas estratégias de negócios que executam. Se você não quer ficar de fora de todas estas mudanças, conheça as soluções inteligentes que desenvolvemos para o mercado. Ainda restou alguma dúvida sobre como funciona o Cloud Computing? Entre em contato conosco através do formulário clicando aqui.

Se você gostou do nosso artigo, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima.

 

Leave a Reply