A Inteligência Artificial do Google é uma das áreas mais empolgantes da tecnologia atualmente, sendo a empresa uma das principais protagonistas nessa jornada de inovação. 
Com avanços significativos em IA, o Google tem impulsionado a transformação digital em diversos setores, tornando possível o que antes era apenas imaginado. 
Por isso, neste artigo, vamos explorar as mais recentes novidades e como essas inovações estão moldando o futuro da tecnologia. Continue a leitura e confira!

BERT: Entendendo o Contexto das Palavras

Uma novidade extremamente importante no Google é o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), que representa um avanço significativo no processamento de linguagem natural.

Essa tecnologia permite que o Google compreenda melhor o contexto em que as palavras estão sendo usadas em uma frase, melhorando assim a interpretação das pesquisas.

Basicamente, a ideia é que essa Inteligência Artificial do Google entenda exatamente o que os humanos estão falando, independentemente dos seus contextos regionais e nuances da língua, como preposições, gírias, abreviações e entre outros.

Google BARD

O Google BARD é um modelo de linguagem desenvolvido pelo Google que funciona como um chatbot. 

O BARD pode se comunicar por meio de textos, fornecendo resumos de tópicos factuais, criando histórias, gerando poemas, código, scripts, peças musicais, e-mails, cartas e muito mais.

Embora tenha sido lançado mundialmente em fevereiro, ele chegou ao Brasil com algumas melhorias, como respostas em áudio, envio de imagens e estilos de texto. 

No entanto, o Google ainda ressalta que a ferramenta está em fase experimental.

O BARD representa mais uma inovação no campo da IA, permitindo avanços e desenvolvimentos nessa área. 

Com a chegada dessa tecnologia ao Brasil, os usuários podem agora interagir com o chatbot, realizando perguntas e explorando suas funcionalidades, mesmo que a ferramenta ainda esteja em processo de aprimoramento.

Visão computacional: Enxergando o mundo com inteligência artificial

A visão computacional é outra aplicação notável da Inteligência Artificial do Google, permitindo que máquinas “vejam” e entendam o mundo visual. 

O Google tem se destacado nessa área com projetos como o Google Lens, que usa a câmera do smartphone para reconhecer objetos, textos e até mesmo obter informações sobre pontos turísticos ou obras de arte. 

Essa tecnologia está transformando a maneira como interagimos com o ambiente ao nosso redor.

Google Duplex: A IA que até faz ligações por você

O Google Duplex é uma fascinante inovação em IA que aproxima ainda mais a inteligência artificial da compreensão humana e é capaz de interagir naturalmente com outras pessoas, entender falas dinâmicas e claro, fazer tarefas por você!

Aprendizado de máquina e TensorFlow

O aprendizado de máquina é a base da AI e, para impulsionar ainda mais essa tecnologia, o Google criou o TensorFlow em 2015, um dos frameworks mais populares para desenvolvimento e treinamento de modelos de IA. 

Apesar de sua criação não ser tão recente, com o “boom” de inteligência artificial que estamos vivendo – e que só tende a aumentar – essa é uma ferramenta para continuar de olho e ficar por dentro do que acontece!

Afinal, o TensorFlow permite que pesquisadores, desenvolvedores e empresas criem e personalizem seus próprios modelos de aprendizado de máquina para tarefas específicas. 

Isso abre inúmeras possibilidades em áreas como análise de dados, reconhecimento de padrões e muito mais.

Essa inovação, por exemplo, permite que o Google Assistant faça chamadas telefônicas em nome do usuário. 

Essa tecnologia é impressionante, pois o Assistant consegue até mesmo simular pausas e entonações humanas, tornando a interação com a máquina muito mais natural e realista. 

O Duplex é especialmente útil para tarefas como agendamento de compromissos e reservas em restaurantes.

Google Cloud AI: Impulsionando a transformação digital

Ainda sobre a Inteligência Artificial do Google, no mundo empresarial, a plataforma Google Cloud AI tem sido uma das principais impulsionadoras da transformação digital. Com recursos prontos para uso em IA, essa plataforma oferece soluções escaláveis e confiáveis para empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

Desde análises avançadas até personalização de experiências do cliente, o Google Cloud AI está possibilitando que empresas alcancem resultados excepcionais em suas operações.

Em suma, o Google Cloud AI fornece uma ampla gama de ferramentas e API’s (interfaces de programação de aplicativos) para ajudar desenvolvedores e empresas a criarem soluções de IA de alto nível em várias áreas, como visão computacional, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e muito mais. Alguns dos principais serviços oferecidos incluem:

  1. Vision AI: fornece API’s de visão computacional para análise de imagens, detecção de objetos, classificação de conteúdo e muito mais.
  2. Natural Language AI: oferece API’s de processamento de linguagem natural (NLP) para análise de sentimentos, extração de entidades, análise de sentimento e compreensão de linguagem.
  3. Translation AI: permite a tradução automática de textos em vários idiomas usando modelos de IA.
  4. Video AI: fornece recursos de análise de vídeos, como rastreamento de objetos e detecção de atividades.
  5. AI Platform: oferece um ambiente de desenvolvimento e implantação de modelos de aprendizado de máquina personalizados.

Essas são apenas algumas das muitas ferramentas disponíveis na plataforma Google Cloud AI. Através dessas API’s e serviços, os desenvolvedores podem alavancar a capacidade de IA do Google para aprimorar suas aplicações e oferecer experiências mais inteligentes e personalizadas aos usuários.

 A IA Generativa do Google

A IA generativa do Google pode se referir a várias tecnologias e abordagens dentro da inteligência artificial desenvolvidas pelo próprio Google. Uma das aplicações mais conhecidas de IA generativa é a arquitetura de rede neural conhecida como Generative Adversarial Networks (GAN’s)

As GAN’s são um tipo de modelo de aprendizado de máquina composto por duas redes neurais concorrentes: um gerador e um discriminador. O gerador cria novos dados que se assemelham a amostras do conjunto de treinamento, enquanto o discriminador tenta distinguir entre dados reais (do conjunto de treinamento) e dados falsos (criados pelo gerador).

O Google tem sido um dos principais pioneiros no uso de GAN’s e outras abordagens de IA generativa em várias áreas, incluindo geração de imagens realistas, síntese de voz, criação de arte, entre outras aplicações criativas.

A tecnologia do Google DeepMind, assim como o modelo GPT (Generative Pre-trained Transformer), também é um exemplo de IA generativa. O GPT é um modelo de linguagem que utiliza uma abordagem para criar texto coerente e relevante, baseado em um treinamento prévio em grandes quantidades de dados textuais.

Impulsione sua empresa através da inteligência artificial com a ajuda da Movti

Aproveite o poder da inteligência artificial para transformar seus negócios com a ajuda da Movti. 

Com as mais recentes inovações em IA do Google, combinadas com nossa orientação especializada, sua empresa poderá alcançar novos patamares de eficiência, produtividade e satisfação do cliente. 

Faça a escolha inteligente e embarque nessa jornada de transformação digital com quem entende do assunto.

Entre em contato com os nossos especialistas e entenda como podemos guiar a sua empresa rumo a um futuro repleto de possibilidades e inovações!

 

Deixe um comentário