Inovação nas empresas é palavra de ordem atualmente em qualquer área de mercado que uma organização esteja inserida. Essa necessidade de introduzir novas ideias, fluxos de trabalhos, metodologias, serviços ou tecnologias vem de dentro para fora. Desde os funcionários até consumidores e concorrentes, todos têm sede de inovação. Ela surge para agregar valor ao negócio e mantê-lo atualizado e sustentável.
Na prática, não existe uma fórmula exata para inovação nas empresas. Cada organização possui suas necessidades específicas e na hora de traçar um plano com ações é preciso analisar o todo em que o seu setor empresarial está presente. Diversos aspectos precisam ser levados em conta, como o perfil profissional de seus funcionários, o capital financeiro da sua organização, seus concorrentes, as personas da sua marca e, claro, o que já é feito em prol da inovação na empresa.
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Entretanto, alguns elementos comuns devem ser aplicados em qualquer projeto para turbinar a inovação nas empresas. No mundo dos negócios, para que uma ideia inovadora seja útil, ela precisa basicamente ser replicável e resolver uma necessidade específica. Dessa maneira, elencamos abaixo alguns elementos que devem ser analisados com atenção na hora de traçar uma estratégia de inovação nas empresas. Confira!
1 –Analise o perfil da sua organização
Qualquer estratégia renovadora em uma empresa precisa passar por um estudo inicial de como está a atual situação da organização relacionado ao foco da estratégia. No caso da inovação nas empresas, esse estudo precisa levar em conta o que já é feito e como é feito, quais metas hoje são traçadas e como todas as atividades do seu negócio serão impactadas com seu novo plano de inovação.
Além disso, é extremamente importante ter claro aspectos institucionais de base do seu negócio, como missão, visão e valores. Qualquer plano de ação precisa levar em conta a história da empresa e os valores que permeiam desde sua criação até os dias de hoje. Os próximos três tópicos ajudarão a construir esse estudo da empresa. Entretanto, o primeiro ponto a ser levado em conta é básico: só é possível mudar e transformar àquilo que já se conhece.
2 – Conheça o mercado
Falando em conhecer, a inovação nas empresas permeia na noção de exigências internas e externas. Seu concorrente não deve ser visto como um inimigo, mas sim como uma possível inspiração para transformações. Quando se busca inovar é importante abrir a mente e compreender que muitas vezes seu negócio pode sim estar ultrapassado ou não atendendo ao que o mercado precisa.
A autocrítica deve ser um dos pilares fundamentais para que se consiga identificar as necessidades dos clientes e se conheça um mundo de possibilidades que muitas vezes seus concorrentes já aplicam ou utilizam em seus planos de negócio. Crie com seus nichos de atuação um espaço aberto para contribuições e qualificações de processos. Quando você se mostra aberto ao novo, as informações do que se está sendo feito de diferente chegam muito mais rápido, tornando possível readequar constantemente suas estratégias de inovação. A inovação nas empresas deve ter como base uma cultura de aprendizado e colaboração, em que o colaborativo é mais do que um ideal e sim uma prática primordial e obrigatória para que se consiga captar e multiplicar ferramentas e criar fluxos de ideias criativas.
3 – Reavalie processos
Talvez esse seja o maior desafio ao traçar uma estratégia de inovação nas empresas. Como falamos acima, ainda é muito difícil assumir que sua organização precisa mudar para crescer. Entretanto, em uma cultura inovadora forte, toda empresa precisa estar aberta a se reavaliar e rever constantemente suas funções, a fim de identificar sempre pontos que precisam de correções e melhoria.
Toda burocracia ou processo lento de aprovação impedem que haja uma inovação de fato. Se você quer acelerar e desenvolver fluxos de trabalhos mais sustentáveis e produtivos, é preciso estender o fluxo de ideias, através de mobilização e estímulo ao novo. Uma boa maneira para gerar insights é sistematizando um fluxo de pensamento em que se primeiro analisa questões problemas a se resolverem, busca-se uma tecnologia ou serviço que ofereça uma solução e cria-se um modelo de atuação, com novos processos com metas e incentivos.
4 – Compreenda a importância da inovação e mobilize
Provavelmente qualquer pessoa que chega nesse texto já possui algum tipo de curiosidade sobre inovação nas empresas. Entretanto, na hora de colocar em prática ainda é comum haver questionamentos sobre os reais benefícios desse investimento. Isso porque, essas estratégias muitas vezes acabam impactando toda a organização e muitas vezes gerando rupturas com antigos hábitos ou serviços.
É preciso acreditar e ter a certeza de que todo o investimento seja ele financeiro ou de reestruturações organizacional, terá um retorno extremamente positivo e crescente. Então, desenvolva cursos e capacitações para conscientizar seus funcionários sobre a importância da inovação para a melhora na qualidade profissional de todos. Todos precisam estar alinhados e predispostos a atuar com inovação.
Para isso, é extremamente importante a mobilização inicial de todos os gestores do seu negócio. Eles precisam compreender que a inovação nas empresas tem como fundamento uma gestão participativa e aberta. Seu negócio precisa estar acessível não apenas para ideias externas do mercado, mas também para a contribuições de todos os seus colaboradores – que não à toa recebem esse nome. Quanto mais insights sua empresa receber, mais possível se torna implantar uma cultura de inovação.
De maneira geral, a verdade é que as pessoas gostam de trabalhar em ambientes desafiadores e inovadores, que promovam a relevância do papel de cada um para a eficiência de resultados. Então, quando você toma a inovação como um pilar de sustentação da sua cultura organizacional, torna-se muito mais fácil valorizar o potencial criativo e analíticos dos colaboradores, independentemente de cargo e de hierarquia. Você cria valores de marca e imagem muito mais sólidos, conseguindo solucionar problemas dos clientes e redefinir estratégias gerais com muito mais facilidade e agilidade.
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5 – Invista em produtos e serviços novos ou melhorados
Por fim, após todo esse processo mais analítico e estrutural, está na hora de investir em tecnologias e novos formatos de serviços. Hoje o mercado oferece uma infinidade de soluções que trazem inovação nas empresas. Entre eles está a incorporação de soluções cloud, softwares automatizadores de tarefas, aplicativos móveis, e-commerce, investimentos em Marketing Digital.
Investir em soluções cloud, por exemplo, é iniciar uma reformulação na estrutura geral do seu negócio, impactando as mais diversas áreas que sua empresa possa ter. Foi-se o tempo que as empresas tinham uma infraestrutura local de tecnologia, com grande investimento em equipamentos, licenças de software, hardware, energia elétrica, entre outros itens. Ter soluções cloud é trazer maior valor para seu negócio, tendo maior autonomia e flexibilidade de recursos, impactando diretamente na produtividade e reformulando a forma de trabalho de equipes, com muito mais inovação nas empresas.
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