O Google Cloud Platform (GCP) é um conjunto de aplicações e soluções que disponibiliza todas as possibilidades de uso da nuvem mais eficiente e segura do mundo. Entre infinitas aplicações que um sistema em nuvem tem, os três serviços do GCP são, SaaS, Paas, e Iaas. Vamos entender como eles funcionam:

 

SaaS

A sigla em inglês para Software as a Service é uma aplicação ou conjunto de aplicações terceirizadas, onde podem ser acessadas pelo navegador do computador como é o G Suite. Nesta camada entram os servidores de e-mail como Gmail, os CRM como Pipedrive e Salesforce. Você e sua empresa não precisam se preocupar como esses sistemas funcionam, esse serviço é contratado e sua empresa apenas utiliza as funcionalidades disponíveis.

PaaS

O Platform as a Service, em português Plataforma como serviço, é a camada em que você ou sua empresa precisam trabalhar apenas em cima dos códigos da aplicação. Ao contrário do Saas, essa camada é destinada para quem usa aplicações próprias, ou seja, sua empresa se preocupa em desenvolver a aplicação, quando estiver pronta, o sistema PaaS faz o resto.

IaaS

Infrastructure as a Service é relacionado a infraestrutura onde rodam as aplicações e banco de dados da sua empresa ou aplicação, máquinas virtuais e Big Disk. Essa linha de serviço é adequada para as empresas que não querem investir em Hardware como servidores, todos os custos de maquina, energia e refrigeração ficam a cargo do Google e sua empresa apenas paga pelo que usa no GCP.

 

Para simplificar o entendimento de como se aplica cada uma das camadas acima na sua empresa, em azul tudo que será gerenciado pela MOVTI, e em preto o que é de responsabilidade do Google. Observe a tabela abaixo:

 

Entender o universo do Cloud Computing não é tarefa fácil, principalmente para quem não tem uma formação específica em tecnologia da informação ou cursos relacionados. As aplicações do Google Cloud Platform são infinitas, como vocês viram no último Post em nosso blog. Porém, tentamos traduzir esse universo de possibilidades e aplicações para pessoas que não são especialistas possam entender. Abaixo, temos as principais soluções do Google Cloud Platform:

 

Compute Engine

Máquinas virtuais com vantagens de preço / desempenho comprovadas para uma plataforma de desenvolvimento de aplicativo totalmente gerenciad0. O Google Compute Engine oferece máquinas virtuais em execução nos centros de dados inovadores do Google e na rede mundial de fibra. O suporte a ferramentas e fluxo de trabalho do Compute Engine permite dimensionar de instâncias únicas para computação em nuvem balanceada de carga global. As VMs do Compute Engine são inicializadas rapidamente, vêm com opções de disco persistentes e locais de alto desempenho, oferecem desempenho consistente.

  • Instâncias;
  • Configurações;
  • Deploy de aplicação e jobs;
  • Alertas automáticos;

 

App Engine

Plataforma para criação de aplicativos Web escaláveis e backends para dispositivos móveis. O App Engine fornece serviços integrados e APIs, como datastores NoSQL, memcache e uma API de autenticação de usuário, comum à maioria dos aplicativos.

  • Construir aplicações de desenvolvimentos escaláveis;
  • Instâncias automáticas;
  • Integrações;
  • Deploy automatizado;

 

 

Storage and Databases

Armazenamento de produtos escaláveis, resilientes e de alto desempenho. Bancos de dados para suas aplicações.

  • Armazenamento de arquivos;
  • Gerenciamento de buckets;
  • Bucket Locations:
  • Multi Regional
  • Regional
  • NearLine
  • CodeLine
  • Linha de comando, API, Console;

 

 

Networking

Produtos de rede de software state-of-the-art definidos pelo software na rede privada de fibra do Google. A rede privada de alta qualidade do Google conecta nossos locais regionais a mais de 70 pontos de rede global próximos de seus usuários. O Google Cloud Platform também usa tecnologias de rede e sistemas distribuídos de última geração definidas por software para hospedar e entregar seus serviços em todo o mundo. Quando cada milissegundo de latência conta, o Google garante que seu conteúdo seja entregue com a menor latência.

  Management Tools

Monitoramento, login, diagnósticos e muito mais. Todos um fácil de usar pelo console web de gerenciamento ou aplicativo móvel. O Stackdriver oferece monitoramento e registro em tempo real em GCP e AWS, além de ferramentas de diagnóstico úteis. Gerencie seus aplicativos no GCP com nosso console baseado na web, aplicativo para celular ou Cloud Shell – acesso imediato à linha de comando por meio do navegador. Você pode acessar todas as APIs do Google, incluindo a API de faturamento do GCP, por meio dessas interfaces. Use os modelos do Deployment Manager para simplificar sua vida. Use Cloud Endpoints para gerenciar suas APIs.

 Big Data

Totalmente gerenciado data warehousing, lote e processamento de fluxo, exploração de dados, Hadoop / Spark, e mensagens confiáveis.

  • Análise de dados em bancos NoSQL;
  • Construir bancos via: linha de comando, console e API’s.
  • Importar dados: csv, txt, integrações.

Machine Learning

Serviços de ML rápidos, escaláveis e fáceis de usar. Use nossos modelos pré-treinados ou treine modelos personalizados em seus dados.

  • Máquina de conhecimento, como funciona;
  • Exemplo Case Google: E-mail e Spam;
  • Google Cloud Vision API
  • Google Translate API
  • Google Speech API

  Identity & Security

O modelo de segurança do Google é um processo de ponta a ponta, baseado em mais de 15 anos de experiência focada em manter os clientes seguros em aplicativos do Google como o Gmail, o Search e outros aplicativos. Com o Google Cloud Platform, seus aplicativos e dados aproveitam o mesmo modelo de segurança.

A MOVTI é a primeira empresa parceira do Google em Santa Catarina a Oferecer os serviços acima, incluindo BigData e Desenvolvimento personalizado de aplicações para diversos setores do mercado, com foco nos segmentos de Varejo, Indústria, Serviços, Mídia e Logística.

“… empresas que integram múltiplas fontes de dados de clientes e marketing, superam significativamente seus concorrentes em termos de vendas, lucro e margem. Elas também tiveram um retorno drasticamente maior dos acionistas.” – estudo da Harvard Business Review, 2016

Concentre-se no que você faz melhor, nós cuidamos do resto.

Deixe um comentário