O GCP e o AWS são os principais players no setor de Cloud hoje. Ambos tem grandes estruturas que rodam globalmente, com diversos cases e clientes pioneiros em tecnologia. Vamos fazer uma breve comparação entre os serviços prestados por cada um e seus principais pontos positivos e negativos.

É importante lembrar que esse assunto geralmente é abordado por profissionais da computação, porém tentamos traduzir de uma forma que fique compreensível para pessoas que lidam com outras áreas de conhecimento.

 

Porquê o Google Cloud Platform?

 

Nos últimos 15 anos, o Google vem construindo uma das infra-estruturas de nuvem mais rápidas, mais poderosas e de mais alta qualidade do planeta. Internamente, o Google usa essa infra-estrutura para vários serviços de alto tráfego e escala global, incluindo o Gmail, o Google Maps, o YouTube e a Pesquisa. Devido ao tamanho e à escala desses serviços, o Google colocou muito trabalho na otimização de sua infra-estrutura e na criação de um conjunto de ferramentas e serviços para gerenciá-lo de forma eficaz. O Google Cloud Platform coloca essa infra-estrutura e esses recursos de gerenciamento ao alcance de seus dedos.

 

Regiões e zonas

 

Quase todos os produtos da AWS são implantados em regiões localizadas ao redor do mundo. Cada região compreende um grupo de centros de dados que estão em proximidade relativamente próxima entre si. A Amazon divide cada região em duas ou mais zonas de disponibilidade. Da mesma forma, Cloud Platform divide sua disponibilidade de serviços em regiões e zonas que estão localizadas em todo o mundo. Para obter um mapeamento completo das regiões e zonas globais da Cloud Platform.

 

Além disso, alguns serviços da Cloud Platform estão localizados em um nível multi-regional, em vez dos níveis regionais ou zonais mais granulares. Esses serviços incluem o Google App Engine e o Google Cloud Storage. Atualmente, as localizações multi-regionais disponíveis são Estados Unidos, Europa e Ásia.

 

Pela estrutura, cada região AWS é isolada e independente de outras regiões AWS. Esse projeto ajuda a garantir que a disponibilidade de uma região não afeta a disponibilidade de outras regiões e que os serviços dentro das regiões permaneçam independentes uns dos outros. Da mesma forma, as regiões da Cloud Platform estão isoladas umas das outras por razões de disponibilidade. No entanto, a Plataforma Cloud tem funcionalidade integrada que permite às regiões sincronizar dados entre regiões de acordo com as necessidades de um determinado serviço Cloud Platform.

 

 

A AWS e o Cloud Platform têm pontos de presença (POPs) localizados em muitos outros locais ao redor do mundo. Esses locais de POP ajudam o conteúdo do cache a se aproximar dos usuários finais. No entanto, cada plataforma usa seus respectivos locais POP de diferentes maneiras:

  • A AWS usa POPs para fornecer um serviço de rede de distribuição de conteúdo (CDN), o Amazon CloudFront.

 

  • A Cloud Platform usa POPs para fornecer o Google Cloud CDN e para fornecer cache de borda integrado para serviços como o App Engine e o Cloud Storage.

Os POPs da Cloud Platform se conectam a centros de dados através de fibra do Google. Essa conexão desimpedida significa que os aplicativos baseados em plataforma em nuvem têm acesso rápido e confiável a todos os serviços.

 

Contas, limites e preços

 

Para usar um serviço AWS, você deve se inscrever para uma conta AWS. Depois de concluir este processo, você pode lançar qualquer serviço sob sua conta dentro dos limites estabelecidos pela Amazon, e esses serviços são cobrados em sua conta específica. Se necessário, você pode criar contas de faturamento e, em seguida, criar sub-contas que rolam até eles. Desta forma, as organizações podem emular uma estrutura de faturamento organizacional padrão.

 

Da mesma forma, a plataforma Cloud exige que você configure uma conta do Google para usar seus serviços. No entanto, a Plataforma em nuvem agrupa sua utilização de serviço por projeto em vez de por conta. Neste modelo, você pode criar vários projetos totalmente separados sob a mesma conta. Em um ambiente organizacional, este modelo pode ser vantajoso, permitindo que você crie espaços de projeto para divisões ou grupos separados dentro de sua empresa. Este modelo também pode ser útil para fins de teste: quando você terminar com um projeto, poderá excluir o projeto e todos os recursos criados por esse projeto também serão excluídos.

 

A AWS e a Cloud Platform têm limites soft nos seus serviços para novas contas. Esses limites não estão vinculados a limitações técnicas para um determinado serviço – em vez disso, eles estão no local para ajudar a evitar contas fraudulentas de usar recursos excessivos, e para limitar o risco para os novos usuários, mantendo-os de gastar mais do que pretendido ao explorar a plataforma . Se você perceber que sua aplicação superou esses limites, a AWS ea Cloud Platform fornecem maneiras simples de entrar em contato com as equipes internas apropriadas para aumentar os limites de seus serviços.

 

Como os preços tendem a mudar com mais freqüência do que recursos ou serviços essenciais, a plataforma evitará especificações de preços sempre que possível. No entanto, cada plataforma irá discutir o modelo de preços por trás de cada serviço sempre que necessário. Para obter comparações de preços atualizadas para sua solução específica, use a calculadora de preços da Amazon e a calculadora da Cloud Platform para ver qual configuração oferece o melhor valor em termos de flexibilidade, escalabilidade e custo.

 

Tipos de serviço

 

Em um nível elevado, as plataformas de nuvem começam fornecendo um conjunto de serviços de linha de base: computação, armazenamento, rede e serviços de banco de dados. Os serviços de linha de base da AWS inclui:

 

Computação: Amazon Elastic Compute Cloud (EC2)

  • Armazenamento: Amazon Simple Storage Service (S3) e Amazon Elastic Block Store (EBS)
  • Rede: Amazon Virtual Private Cloud (VPC)
  • Bancos de dados: Amazon Relational Database Service (RDS) e Amazon DynamoDB
  • Os serviços de linha de base da Cloud Platform incluem:

 

Compute: Google Compute Engine e Google App Engine

  • Armazenamento: Google Cloud Storage
  • Rede: Google Cloud DNS e Google Cloud Interconnect
  • Bancos de dados: Google Cloud SQL, Google Cloud Datastore e Google Cloud Bigtable

 

Tanto o AWS quanto o GCP oferecem serviços confiáveis e com velocidade, porém nós da MOVTI indicamos o GCP ao nossos clientes. O Google, por ser uma empresa que já nasceu na nuvem, desenvolveu diversos produtos ao longo de sua história que sempre rodaram no GCP, aperfeiçoando a plataforma “dentro de casa” por isso ela é tão poderosa. Se compararmos o preço de cada serviço, o GCP é mais barato que o AWS na maioria dos cenários. Saiba mais sobre os preços aqui.

 

A MOVTI é especialista em soluções Cloud, realiza projetos para facilitar e dar segurança na adoção de serviços em nuvem. Pensamos juntos com nossos clientes para aumentar a eficiência dos serviços de TI (utilizando serviços em nuvem), reduzindo a complexidade do ambiente e focando na redução de custos com software e hardware.

 

Deixe um comentário